A ilha não é grande, mas é muito movimentada. A Câmara Municipal, com apenas uma câmara de controlo de trânsito, conseguiu multar mais de 25 mil condutores em Ibiza.
Álcool, excesso de velocidade, desordem
A Câmara Municipal de Ibiza quer entregar a gestão das coimas a uma empresa terceira, num dos pontos mais conflituosos da ilha.
O aeroporto de Ibiza é um dos aeroportos mais movimentados durante os meses de verão e, ano após ano, bate o seu próprio recorde. Em 2023, foram registados quase nove milhões de viajantes, muitos dos quais alugam um automóvel para se deslocarem nesta ilha do arquipélago das Baleares.
Esta ilha tornou-se um destino típico de festas e álcool, atraindo pessoas de todo o mundo.
Esta situação começou a causar os primeiros problemas na estrada, com condutores a serem apanhados com um dos seus passageiros nu pela janela, acidentes entre carros de luxo e todo o tipo de condução imprudente.
A Direção-Geral do Tráfego (DGT) e a Polícia de Ibiza decidiram pôr termo a esta situação, que se repete todos os verões na ilha.
Segundo é referido, o aeroporto de Ibiza terá um fluxo de tráfego mais fluido graças a um novo sistema de câmaras de vigilância em pontos específicos.
Há anos que as empresas de transportes públicos se queixam dos problemas de circulação nas imediações do aeroporto e afirmam que os condutores não respeitam os sinais de trânsito. Estas empresas dispõem de zonas específicas de acesso e de saída das instalações, mas afirmam que encontram frequentemente veículos privados a utilizar espaços não autorizados.
25 mil multas em poucas semanas
A Polícia Local de Ibiza instalou um sistema de câmaras de vigilância no início do ano e recolheu mais de 25.000 multas e queixas contra condutores desordeiros, uma média de 137 por dia.
Um local que é uma espécie de “armadilha para incautos” é um parque especifico de estacionamento. Está reservado aos transportes públicos, aos veículos de aluguer e aos prestadores de serviços previamente aprovados. Contudo, muitos condutores não estão autorizados a utilizá-la. E acabam por não respeitar a sinalização.
A Câmara Municipal de Ibiza não esperava este fluxo de multas e tomou medidas mais firmes. A ilha planeia entregar este serviço de gestão de multas a uma empresa terceira. Será esta nova empresa a gerir tudo o que se relaciona com a cobrança das multas e a gestão dos condutores autorizados.