A tecnologia está em constante evolução e está hoje acessível a qualquer pessoa. O universo dos gadgets é talvez aquele que mais interessa ao consumidor geral, e é nesse campo que o MIT quer surpreender.
Assim, criou a LineFORM, uma tecnologia que muda de forma e se adapta a diferentes funcionalidades.
LineFORM é apelidada de “interface que muda de forma” (ou em inglês, Shape Changing Interface) e pretende trazer ao utilizador uma nova forma de interagir com a tecnologia. É um robô em forma de serpentina que tem a capacidade de se moldar em diferentes formas dependendo do objectivo de utilização do seu utilizador.
Esta tecnologia, que pode ser considerada um gadget, é uma simples linha composta por uma série linear de actuadores que se podem mover de forma independente ou em conjunto, criando novas formas.
Assenta assim em 3 princípios básicos: exibição; interacção e restrição corporal.
Por exemplo, pode ser colocado à volta do pulso, como uma pulseira inteligente que recebe notificações, pode ser transformado num telefone capaz de fazer chamadas, provido de um microfone e altifalante. Pode servir também como cabo inteligente, capaz de reconhecer uma série de módulos, transformando-se sempre que necessário.
Relativamente ao corpo, o LineFORM poderá ser colocado num braço de uma pessoa que executa uma tarefa, guarda todos os seus movimentos e, quando colocado noutro utilizador, os movimentos executados seriam os gravados no LineFORM.
Assista ao vídeo para perceber melhor as várias funcionalidades atribuídas a esta tecnologia:
Este conceito, ainda em desenvolvimento, pode ser, no futuro algo útil, não propriamente este dispositivo, mas todo o conceito à sua volta, podendo mesmo vir a representar o futuro dos dispositivos móveis, pelo menos é nisso que os investigadores acreditam.
Fonte: MIT Media LAb