A segurança nunca é um dado adquirido e por vezes surgem surpresas quando menos se esperam. Julgamos estar seguros e na verdade os nossos dados podem estar expostos.
Uma fuga de informação recente terá dado acesso a milhares de contas a um hacker Russo. Ao todo são mais de 273,3 milhões de contas a que este acedeu e que estão facilmente disponíveis.
A denúncia desta fuga de informação partiu do especialista de segurança Alex Holden, da Hold Security, que descobriu estes dados à venda por um simples dólar. O hacker acabou por trocar esta informação por recomendações positivas em vários fóruns especializados.
Da informação obtida, pôde ser concluído que estão acessíveis por este simbólico preço mais de 57 milhões de contas do serviço de email russo Mail.ru, bem como dados de acesso de 40 milhões de contas Yahoo, 33 milhões do Hotmail e 24 milhões do Gmail.
Para além destas contas há ainda centenas de milhares de endereços de email alemães e chineses, e também dados de acesso de funcionários da banca dos Estados Unidos e de outras empresas ligadas à manufactura e retalho.
Toda a informação obtida foi devolvida às empresas e serviços afectados, esperando-se que estes detectem e corrijam as falhas que levaram à sua fuga.
Se no caso dos serviços norte americanos, a percentagem de utilizadores visados é baixo, rondando valores entre os 15% e os 9%, o caso do serviço de email é mais grave. As 57 milhões de contas afectadas representam uma fatia grande dos mais de 64 milhões de utilizadores activos mensalmente.
Enquanto os serviços não alertam os utilizadores potencialmente expostos, o único conselho que pode ser dado é que seja feita de imediato uma mudança de palavra passe. Mesmo que não tenham sido vítimas, estão a garantir uma maior segurança.