O anúncio do fecho do Winamp, que ontem publicámos, previa que o leitor que todos nos habituámos a usar fosse desaparecer de vez.
Segundo um rumos que anda a circular, este fecho pode não se vir a concretizar. Algumas fontes indicam que a AOL pode estar a negociar com a Microsoft a venda deste software e do seu serviço.
O fim do Winamp vem deixar muitos utilizadores sem acesso a um dos mais famosos leitores de música, que se prepara para abandonar 15 anos de presença em duas plataformas.
A versão Windows e Android, que vão deixar de estar disponíveis, tendo sido desenvolvidas pela sua equipa original, mesmo depois de ter sido adquirida pela AOL.
O serviço de stream do Winamp não teve o seu futuro definido no anuncio de ontem e existe uma forte certeza de que o AOL também o pretende terminar.
Mas os rumores que agora surgiram, vindos do site Techcrunch, dão conta de que a AOL poderá estar em negociações com a Microsoft para a venda deste software e do seu serviço Shoutcast.
É ainda só um rumor e depende de confirmação do negócio, mas mostra-se um negócio interessante para ambas as partes.
Do lado da AOL é muito importante terminar com a ligação ao Winamp pois este software nunca teve um rumo muito definido e sem um objectivo de evolução. Cada vez menos existe mercado para estes tipo de media, estando o mercado a evoluir para os serviços de stream e para a sua dependência da Internet.
A Microsoft tem aqui a porta aberta para algo que sempre procurou. O seu serviço de música da Xbox nunca teve a expressão desejada e este complemento, assente no Shoutcast pode potenciar.
Quando todas as grandes marcas começam a centrar-se no mundo da música, a Microsoft ainda não conseguiu apresentar um serviço que possa competir com a concorrência.
Mesmo as experiências que o passado da Microsoft apresenta, sempre associadas ao Zune, nunca tiveram o resultado esperado, tendo inclusive sido terminado.
A notícia a ser verdade, vem colocar a Microsoft numa posição confortável para começar a construir o seu serviço de música, assente do Shoutcast, podendo ser o início de mais um excelente serviço da empresa.