Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Possuidora de um grande leque de patentes, a Microsoft tem uma enorme quantidade de acordos de licenciamento das mesmas com vários fabricantes de dispositivos Android em todo o mundo, incluindo a gigante coreana, Samsung. No entanto, estas duas gigantes encontram-se neste momento numa batalha em tribunal, tendo esse mesmo tribunal definido o valor que a gigante do software iria receber com o sistema Android.
No ano passado a Samsung teve de pagar à Microsoft a quantia de mil milhões de dólares relativa ao licenciamento de patentes. Esta já não é uma pareceria recente, sendo que em 2011 a Samsung e a Microsoft assinaram dois contractos, onde um deles consistia num acordo de licenciamento cruzado e o outro num acordo de colaboração de negócios.
Posto isto, a gigante Coreana decidiu que estava cansada de pagar a tempo e horas e de pagar juros, e atrasou esses pagamentos à Microsoft.
A Microsoft, devido a estes atrasos, colocou a Samsung em tribunal, contudo a coreana insiste em querer fugir do acordo original, devido ao facto da Microsoft ter comprado a unidade de telemóveis da Nokia.
Segundo a Samsung, a Microsoft com esta aquisição violou o acordo de colaboração de negócios e, devido a essa aquisição, esse mesmo acordo ficara invalidado. Contrapondo estas afirmações, a Microsoft não concorda com as alegações e pretende receber por parte da empresa Coreana um valor de 6,9 milhões de dólares relativamente a juros não pagos desde o ano transacto.
Este caso contínua em tribunal, mas ao mesmo tempo não deixa de ser estranho o facto de que a Samsung continua a construir equipamentos baseados em Windows, quer sejam smartphones, tablets ou computadores.
Com mil milhões de dólares em cima da mesa, a Microsoft parece confiante em que vai obrigar a empresa coreana a pagar o que lhe é devido. Em comunicado no site oficial da Microsoft, o vice-conselheiro geral David Howard afirmou:
“We are confident that our case is strong and that we will be successful. At the same time, Microsoft values and respects our long partnership with Samsung, is committed to it, and expects it to continue.”
Após uma visita do CEO Satya Nadella, a Microsoft convenceu a Samsung a deixar de utilizar a sua própria aplicação de processamento de texto para passar a utilizar o Microsoft Word, mas quanto ao valor exigido pela Microsoft será o tribunal a decidir se a Samsung paga, ou não.
Este valor, como já havíamos referido anteriormente, é uma verba que a Microsoft não irá deixar de cobrar, até porque este dinheiro “fácil” tem ajudado a Microsoft a amortizar e a “minorar” os problemas financeiros que afectam de certa forma as divisões dos dispositivos móveis e Xbox.
Mas o que diz o acórdão do tribunal?
Se fizermos uma leitura ao acórdão judicial, fica-nos a dúvida se o que a Samsung pagou e terá de pagar à Microsoft, são então os mil milhões de dólares ano. A Microsoft refere no documento que Samsung terá de pagar mil milhões de dólares no segundo exercício do seu acordo de patentes. Pelo que se entende que é “o valor total” que a Samsung terá a pagar à Microsoft sob o acordo. O que não sabemos é se todas as patentes usadas estão cobertas nesse acordo. O documento do tribunal não diz especificamente que “Samsung paga Microsoft mil milhões de dólares ano para as patentes Android”.
Há ainda algumas nuances deste acordo por revelar, até porque a Microsoft também paga à Samsung por patentes usadas pela marca de Redmond.