Pplware

Microsoft e YouTube vão criar aplicação para Windows Phone 8

A guerra entre a Microsoft e a Google (através dos seus muitos serviço) tem estado ao rubro. Não se conhece a origem desta disputa, mas vários são os casos conhecidos de parte a parte .

O último destes casos foi o pedido da Google para que a Microsoft retirasse do ar a aplicação que desenvolveram para acesso ao YouTube. Mas este caso parece estar agora a chegar a uma solução com o desenvolvimento de uma nova aplicação entre estas duas empresas para acesso ao YouTube, da forma como a Google requer nas suas regras.

O pedido de remoção da aplicação da Microsoft para acesso ao YouTube foi feito em meados do mês de Maio e dava como limite para a remoção ou alteração da aplicação o passado dia a22 de Maio.

As razões apresentadas pela Google para que a Microsoft retire da sua loja de aplicações a aplicação criada para ver os vídeos do YouTube são as seguintes:

  1. Permite aos utilizadores descarregar os vídeos do YouTube;
  2. Impede a apresentação de publicidade na reprodução dos vídeos do YouTube;
  3. Permite que sejam reproduzidos vídeos em plataformas que foram restritas pelos seus criadores

No dia 22, tal como indicado pela Google, a Microsoft lançou uma nova versão da sua aplicação para acesso ao YouTube onde removeu a capacidade de serem feitas descargas dos vídeos do YouTube e anunciava já o início dos contactos entre as duas empresas com vista à apresentação de uma solução para esta situação.

Microsoft updated the Windows Phone YouTube app to address the restricted video and offline video access concerns voiced by Google last week. We have been in contact with Google and continue to believe that our two companies can work together to hone an app that benefits our mutual customers, partners and content providers.

We’re earning new customers every day, with IDC reporting recently that Windows Phone posted the largest year-over-year gain among leading operating systems. We look forward to working with Google to maintain a great YouTube experience for the growing number of people who rely on both of our respective products.

A razão para a Microsoft ter criado esta aplicação está associada ao facto de a Google e o YouTube não ter desenvolvido uma aplicação nativa para o Windows Phone 8 e por não ter permitido a utilização da API necessária para a o acesso aos vídeos deste serviço.

A Microsoft decidiu criar a sua própria aplicação com algumas funcionalidades únicas e que, segundo a Google, violava os termos de utilização do serviço. Claro que a Google depressa reagiu e tratou de pedir que esta aplicação fosse removida da loja de aplicações do Windows Phone.

Mas tudo parece estar resolvido com a parceria entre estas duas empresas para a criação da aplicação YouTube para o Windows Phone. Espera-se que nas próximas semanas surja a aplicação que todos os utilizadores do Windows Phone esperam.

Microsoft and YouTube are working together to update the new YouTube for Windows Phone app to enable compliance with YouTube’s API terms of service, including enabling ads, in the coming weeks.

Microsoft will replace the existing YouTube app in Windows Phone Store with the previous version during this time.

Esta foi talvez a melhor solução encontrada. Todos os utilizadores ficam a ganhar com o surgimento de uma aplicação “oficial” para a utilização do YouTube.

Em termos de relações entre estes dois gigantes esta novidade é uma melhoria significativa e a prova de que quanto estas empresas querem conseguem trabalhar juntas e produzir resultados que são do agrado dos utilizadores.

Exit mobile version