Pplware

Microsoft e Canon assinaram acordo de partilha de patentes

Os equipamentos Lumia são conhecidos por uma grande variedade de factores positivos. Um dos que mais cativa os utilizadores é sem dúvida a qualidade das lentes fotográficas que os acompanham e que permitem a captura de fotografias de elevada qualidade.

A Microsoft, agora que detêm a Nokia, deu um passo grande para tentar melhorar ainda mais a qualidade fotográfica destes seus equipamentos, ao assinar com a Canon um acordo de partilha de patentes e de propriedade intelectual.

Este acordo foi firmado entre a Microsoft e a Canon na passada semana e prevê que ambas as empresas usem tecnologias proprietárias nos seus produtos, sem que isso signifique terem de entrar em litígios e processos em tribunal.

Na verdade a Microsoft tem estabelecido estas parcerias com diversas empresas do ramo das tecnologias, partilhando entre si o acesso à tecnologia e a patentes já em uso, permitindo que surjam evoluções e melhorias a essas mesmas tecnologias.

Não foi anunciado por qualquer uma das partes quais as patentes que foram alvo deste acordo, mas apenas foi indicado que este cobre uma vasta gama de produtos e serviços e que se aplica aos seus catálogos de patentes. Foi no entanto dado um foco especial aos produtos associados ao ramo da fotografia digital e tecnologia móvel.

Na prática este acordo pode bem significar o surgimento de novos produtos de ambas as partes, com componentes e software transferidos de parte a parte.

Não seria nada estranho ver surgir num futuro breve novos equipamentos Lumia equipados com lentes da Canon, melhorando ainda mais a qualidade das fotografias e das imagens capturadas.

Claro que será também viável ver surgir do lado da Canon equipamentos com integração com o Windows Mobile ou outras tecnologias associadas a sistemas operativos, que transitariam da Microsoft para a Canon.

Numa jogada ainda mais rebuscada, mas perfeitamente integrada nesta partilha, não será de descartar a hipótese de ver surgir, por parte de qualquer um destes dois gigantes uma solução idêntica ao que a Sony criou com as suas lentes DSC-QX100 e DSC-QX10, que se integram com os smartphones e concentram em si todo o processamento da fotografia.

Depois de ver equipamentos como o Lumia 1020, e os padrões que estabeleceram no campo da fotografia em smartphones, esta poderá ser a possibilidade de fazer crescer ainda mais a qualidades destas lentes ou de ver surgir novos equipamentos, em áreas ainda pouco exploradas.

Exit mobile version