Depois da apresentação, no dia 1 de Agosto, da disponibilização da versão RTM do Windows 8, esperava-se que os fabricantes de equipamentos começassem a preparar a apresentação das suas máquinas, especificamente criadas para este novo Windows.
No mesmo dia foi também disponibilizada a versão RTM da versão RT do Windows 8. Esta versão, para dispositivos ARM, espera-se que seja usada em tablets e equipamentos similares.
Se a versão normal é esperada nos fabricantes que normalmente apresentam estes equipamentos, esperava-se com alguma com alguma surpresa a apresentação dos nomes dos fabricantes que iam trabalhar com a versão RT do Windows 8.
A lista de fabricantes foi agora apresentada pela própria Microsoft, no seu blog dedicado ao Windows 8. Esta lista pode representar os fabricantes que num futuro próximo vão desenvolver equipamentos assentes no Windows RT, o que na sua maioria serão tablet.
O Windows RT tem grande parte do seu código baseado no que é o Windows 8, o que promete uma maior facilidade na criação de aplicações para estas plataformas, bem como uma experiência de utilização transversão e unificada.
Estes equipamentos vão ser muito interessantes, graças às suas dimensões e consumos de bateria. Vão ser extremamente finos e fáceis de transportar, mas com as capacidades que se esperam de máquinas da mais recente geração.
Depois da apresentação, por parte da Asus, do Asus Tablet 600 e do Surface, por parte da Microsoft, chega a notícia da disponibilização do Windows RT aos fabricantes Dell, Lenovo e Samsung.
A Microsoft anunciou ainda que a sua estreita colaboração com estes fabricantes, quer no desenvolvimento de hardware, correcções de software e disponibilização de versões do Windows RT, levou a que estes equipamentos possam apresentar características únicas de utilização.
Esperam-se interfaces de toque que vão permitir o reconhecimento de gestos de forma imediata, baterias que vão durar entre 8 e 13 horas em utilização intensiva e 320 a 409 em standby.
Estes equipamentos vão ser concorrentes directos do Surface da Microsoft, mas a experiência que esta ganhou ao acompanhar os restantes fabricantes permitir-lhe-á ter alguma vantagem face à concorrência.