Com o final de ano é hora de fazer alguns balanços! Na área das operadoras, a MEO mantém no final de 2017 a liderança destacada nos serviços móveis, de acordo com o relatório que a ANACOM apresentou.
Além da manutenção da liderança, a MEO regista um crescimento de 2,4 pp face à diferença que mantinha em 2016 com o segundo operador e que em 2017 é de 13,8 pp.
A MEO continua a ser o principal prestador de serviços de telecomunicações, com 43,8% das estações móveis ativas com utilização efetiva, seguida da Vodafone com 30% e da NOS com 24,2%.
Em termos de tráfego, o volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou 4,1%, em comparação com o trimestre homólogo. Já a utilização do serviço de mensagens escritas sofreu uma redução de 11%, devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas.
O volume de receitas acumuladas dos serviços a clientes finais no 3º trimestre rondou 993 milhões de euros, menos 3,4% face ao período homólogo
Os utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) aumentaram 12,6% em relação ao período homólogo, atingindo agora 7 milhões, o valor mais elevado de sempre. O crescimento da utilização destes serviços está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel, que aumentou 14,6%, e à crescente penetração dos smartphones.
No 3.º trimestre de 2017 ,a utilização do roaming disparou, tanto ao nível da voz como de Internet/dados.
Via ANACOM