Os ataques de ransomware têm sido uma constante nos últimos anos. Este flagelo parece não fazer escolher alvos e muitas empresas têm sido vítimas destes ataques, de forma aleatória e sem medir as consequências dos seus atos.
A mais recente vítima de um ataque destes é o MediaMarkt, que viu parte da sua rede ficar inoperacional. O impacto é grande e está a colocar em pausa muitas das operações dos sistemas desta empresa e até das lojas espalhadas pela Europa.
O ataque que está a afetar o MediaMarkt terá acontecido na madrugada desta segunda-feira. Ao acederem aos serviços no início do dia, os administradores da rede deste grupo encontraram muitos dos seus sistemas bloqueados e cifrados, sendo impossível aceder aos dados.
Do que se sabe, o problema estará a ter um impacto principal filiais da empresa na Holanda e Alemanha. Há ainda relatos de que este ataque terá sido espalhado a algumas lojas em alguns países da Europa, condicionando as suas operações.
#Mediamarkt - Interne mail uitgelekt over status ransomware bij Mediamarkt.
— CyberDonky (@CyberDonkyx0) 8 de novembro de 2021
- Ransomware bevestigd.
- 3100 Windows-servers zijn geraakt.
- WWS servers geraakt.
- Kassa's NIET opnieuw installeren.
Probleem lijkt sinds vanochtend 07.00 uur te spelen. pic.twitter.com/46461oLpBk
Apesar de todas as lojas online estarem a funcionar sem qualquer problema aparente, sabe-se que podem ter sido afetados mais de 3100 servidores e muitos postos de trabalho. As lojas afetadas têm tido problemas nas caixas registadoras, que não aceitam alguns meios de pagamento.
O ransomware usado neste ataque é o conhecido Hive Ransomware e que estão a ser exigidos 240 milhões de euros para que os dados sejam libertados novamente. A MediaMarkt é o maior grupo de venda de equipamentos eletrónicos e tem mais de 1000 lojas em 13 países. As receitas anuais rondam os 20,8 mil milhões de dólares.
O MediaMarktSaturn Retail Group e as suas organizações nacionais foram alvo de um ataque cibernético. A empresa informou imediatamente as autoridades competentes e trabalha a todo o vapor para identificar os sistemas afetados e reparar qualquer dano causado o mais rápido possível. Nas lojas físicas, pode haver atualmente acesso limitado a alguns serviços.
A MediaMarktSaturn continua disponível para os seus clientes através de todos os canais de vendas e trabalha intensamente para garantir que todos os serviços estarão disponíveis novamente sem restrições o mais rápido possível.
A empresa fornecerá informações sobre novos desenvolvimentos sobre o tema.
A MediaMarkt já confirmou este problema e garantiu que está a trabalhar para resolver o problema da forma mais rápida possível. Terá alertado as autoridades assim que tomou conhecimento do ataque de ransomware e terá também desligado os sistemas afetados.
Este é ainda um caso em desenvolvimento e ainda não existe uma ideia concreta do impacto que este ataque de ransomware teve na MediaMarkt. Durante os próximos dias certamente vão ser reveladas mais informações e nessa altura toda a extensão deste ataque deverá ser conhecida.