Uma das medidas presentes no Simplex+2017 diz respeito à georreferenciação do 112. Para tal, irá ser implementada a tecnologia AML (Advanced Mobile Location) que permitirá reconhecimento de uma chamada de emergência para o número 112, ativando os serviços de geolocalização e enviando automaticamente, via SMS, as coordenadas de localização para o Centro Operacional 112.PT.
Esta tecnologia é aplicada em smartphones.
Se contactar o 112 via telemóvel para pedir ajuda é provável que a sua chamada nem seja localizada com exactidão, ao contrário do que acontece quando a chamada é feita via rede fixa.
O problema está na falta de meios por parte do serviço 112, que não dispõe de tecnologia para o efeito…mas tal cenário vai mudar.
De acordo com o definido no Simplex+2017, no 4.º trimestre 2018 estará implementada a tecnologia AML que melhora a precisão da localização do chamador em cerca de 4000 vezes, quando comparada com a precisão do método Cell ID, atualmente em funcionamento em Portugal.
A tecnologia AML funcionará com base nos serviços da Google (especialmente via dispositivos Android) que quando detectam que alguém está a ligar para o 112 enviam também as coordenadas GPS via SMS para a central de emergência. A Inglaterra e a Estónia já usam este sistema.
No caso dos iPhones, a Apple também já disponibilizou suporte para a tecnologia AML. Esta só está disponível para quem tiver já o iOS 11.3 instalado no equipamento.