Pplware

Linhas vermelhas do desconfinamento que não podem ser ultrapassadas

A monitorização de diversos indicadores é fundamental para o acompanhamento da evolução da epidemia de SARS-CoV-2 / COVID-19 em Portugal. É também com base nesses indicadores que se podem tomar decisões.

Nesse sentido, foram definidas “linhas vermelhas” que permitam, a cada momento, propor uma melhor resposta às diferentes fases da epidemia em Portugal.


Foi publicado recentemente o estudo “Linhas Vermelhas – Epidemia de infeção por SARS-CoV-2”, um documento que pretende orientar a definição de “Linhas Vermelhas” e apoiar uma resposta eficaz às diferentes fases da epidemia em Portugal.

 

O que são “Linhas Vermelhas”?

A definição de “Linhas Vermelhas” é baseada em indicadores quantitativos e respetivos valores de corte, que permitam a cada momento propor uma melhor resposta às diferentes fases da epidemia em Portugal, através de instrumentos de monitorização objetivos para a ação e para a prevenção de um descontrolo epidémico.

Os principais indicadores propostos são a incidência cumulativa a 14 dias por cem mil habitantes, o Rt (reprodução da infeção em tempo real) e o número de camas ocupadas em unidades de cuidados intensivos por doentes COVID-19, a que se juntam outros indicadores secundários como a positividade dos testes ou a relevância das variantes do vírus.

Partindo destes indicadores, o risco é estratificado em dois cenários: epidemia em crescimento ou em decréscimo, sendo cada fase acompanhada por alívio ou implementação de medidas de saúde públicas adicionais. O estudo recomenda que, se a tendência for crescente, nomeadamente o Rt apresentar valores superiores a 1 de forma consistente, a abordagem deve centrar-se em avaliar e recomendar a implementação de medidas de saúde pública adicionais para trazer a incidência novamente para uma fase decrescente (Rt<1).

Quanto menos tempo o país tiver disponível para chegar até à “linha vermelha”, com uma incidência igual ou superior a 240 casos por 100 mil habitantes, “mais agressivo terá de ser o conjunto de medidas capaz de induzir maior taxa de decréscimo”.

O estudo mais detalhado pode ser descarregado daqui.

 

Leia também…

 

Exit mobile version