Pplware

Kodi: 70% dos utilizadores usam-no para pirataria

O Kodi é o media center mais popular do mundo e, provavelmente, o que tem a maior comunidade. De acordo com dados recentes, esta plataforma é usada por 38 milhões de utilizadores em todo o mundo. No entanto, segundo a MPAA (Motion Picture Association of America), a grande maioria dos utizadores do Kodi usam-no para aceder a “conteúdos pirata”.

Estará em causa a continuidade desta plataforma se o seu maior uso é em favorecimento da pirataria?


À medida que os torrents estão cada vez mais a passar para segundo plano, o streaming de conteúdos tem ganho milhões de adeptos em todo o mundo. Neste campo há serviços “legais”, como é o caso do Netflix mas também há plataformas que facilitam o acesso à pirataria.

O Kodi é provavlmente o melhor e mais completo media center que podemos encontrar. Para além de podermos usar os nossos conteúdos, quer locais quer distribuídos por dispositivos na nossa rede, permite também usar add-ons que o melhoram e que dão acesso a outras fontes.

 

Há add-ons… e add-ons

Durante uma conferência, o Vice-presidente sénior da MPAA revelou alguns números interessantes relativamente ao Kodi. Segundo ele, o media center Kodi tem atualmente 38 milhões de utilizadores em todo o mundo sendo que 70% dessas utilizadores usam add-ons permitem aceder a conteúdos ilegais. Contas feitas, apenas 12 milhões dos utilizadores usam “legalmente” o Kodi.

O canal TorrentFreak contatou o presidente da Fundação XBMC, Nathan Betzen, para saber se os números avançados pela MPAA estavam corrente. Segundo Betzen:

Infelizmente, não tenho um número atualizado ao nível dos utilizadores. Relativamente ao streaming não temos como saber. Os números da MPAA podem ser completamente corretos ou totalmente errados. Não temos nenhuma maneira real de saber.

Esta não é a primeira vez que o Kodi é atacado no que diz respeito à pirataria. É verdade que esta é uma das plataformas que permite facilmente aceder a conteúdos piratas, graças aos muitos add–ons que estão disponíveis para esse efeito mas os responsáveis pelo projecto Kodi descartam essa responsabilidade! Tudo o que é conseguido além disso, é da responsabilidade de quem desenvolve os add–ons para tal.

A questão que se coloca, dada a intensa atividade das organizações contra a pirataria, é se um dia o Kodi não poderá desaparecer como “dano colateral” no combate aos conteúdos piratas.

Leia também…

Exit mobile version