Jovens portugueses criam soluções robóticas inovadoras
... na First Lego League 2012
A Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (FEUCP) recebeu no passado sábado o evento nacional First Lego League, um programa mundial que incentiva jovens dos 9 aos 16 anos a desenvolverem soluções robóticas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população. Cerca de uma centena de jovens portugueses, de todo o país, aceitou o desafio lançado pela organização, identificaram problemas e propuseram soluções em torno da temática da Segurança alimentar.
Na edição deste ano, que contou novamente com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, os projetos das equipas participantes examinaram possíveis fontes de contaminação dos alimentos – de origem biológica (roedores, insetos, microrganismos, etc.), química, física ou associadas ao processamento, transporte ou armazenamento - com o objetivo de encontrar formas de as prevenir ou eliminar.
Com materiais LEGO MINDSTORMS, os jovens também projetaram, construíram e programaram robôs capazes de seguirem um percurso pré estabelecido, baseado nos vários problemas que a segurança alimentar apresenta.
Foram vários os projetos apresentados, todos centrados na inovação ao nível científico, entre os quais se destacaram as estufas móveis e o processo de amadurecimento da fruta. A equipa vencedora, Robô dos Bosques da Escola SAP Portugal, apresentou um novo processo de conservação dos alimentos capaz de detetar e controlar os contaminantes responsáveis pela deterioração dos alimentos, como é o caso das bactérias.
“A grande aceitação que a First Lego League teve este ano demonstra o potencial por explorar dos nossos jovens.”, comenta o Professor Manuel Barata Marques, Diretor da Faculdade de Engenharia, acrescentando ainda “Em todos os projetos ficou patente um interesse real pela inovação e pela investigação que vai para além das matérias aprendidas nas escolas. Este tipo de competições é muito importante para estimular o interesse pela Ciência e Tecnologia e a curiosidade científica, pilares da engenharia”.
A First Lego League é um projeto mundial que tem como objetivo entusiasmar as crianças para a ciência, tecnologia e engenharia, através da resolução de problemas científicos da vida real que lhes são colocados e para os quais terão de apresentar uma solução inovadora.
Resultados First Lego League 2012
Este artigo tem mais de um ano
Estive envolvido nesta competição, só tenho coisas boas a dizer…
a excepção que certas equipas não faziam a mínima ideia de como funcionava o próprio robô, mostrando que eram os professores que lhes fizeram a papinha toda, mas ao contrario do FES(Festival nacional de robótica) não se pode expulsar essas equipas…
Enganeime da sigla 😛 tava pensar numa coisa enquanto escrevia
Devia ser FNR
Até nos campeonatos do mundo, a maior parte do trabalho é dos professores. Mas não é por isso que não deixa de ser um trabalho válido
Eu tenho 14 anos , percebo alguma coisa de programaçao , visaul basic , visualg , pascal e php (pouco de cada) e acho que criar um robo destes para uma pessoal dos 9 aos 16 anos e praticamente impossivel .
Outra coisa que da de pensar , a maior parte das escolas e colegio/privada , será que os alunos do publico sao mais burros ou incompetentes?
E só usam lego mindstorms? Assim e bem mais fácil fazer um robo..
Eu aos 16 foi campeao nas 3 compreticoes da Robocuo Junir e a unica coisa que o professor fez foi desenhar o pcb, toda a soldadura , mecânica e programação em assembly foi feita pelos alunos.
Mais tarde chegei a ser professor na minha escola, tudo depende da motivação que se da aos alunos.
este evento devia estar no tymr – rede social de eventos
Já agora, este fim de semana realiza-se na Guarda o concurso ROBÔ BOMBEIRO http://robobombeiro.ipg.pt/
Vou lá estar!