Um dos debates mais recentes tem a ver com a vacinação de crianças. Há quem seja a favor, mas também quem considere que a vacinação só deve acontecer em casos específicos.
A Agência Italiana do Medicamento aprovou esta quarta-feira a vacina Comirnaty (Pfizer) contra a COVID-19 para crianças dos 5 aos 11 anos. Esta aprovação segue a autorização dada em outubro pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês).
Vacina para crianças – uma dose de um terço da aplicada em adultos
De acordo com um comunicado divulgado após uma reunião da comissão técnico-científica da Agência Italiana do Medicamento (AIFA, na sigla em italiano), a administração será feita com uma dose de um terço da aplicada em adultos e adolescentes e com uma fórmula específica.
A vacinação será feita com duas doses, com um intervalo de três semanas.
A AIFA assegura que os dados disponíveis “demonstram um elevado nível de eficácia e não se evidenciam, até ao momento, sinais de alerta em termos de segurança”. A AIFA recorda que um dos benefícios da vacinação é a possibilidade das crianças irem à escola e terem uma vida social, aspetos “particularmente importantes para o desenvolvimento psíquico e da personalidade neste escalão etário”.
A EMA deu o seu apoio no passado dia 25 de novembro à extensão da atual licença europeia das farmacêuticas Pfizer e BioNTech para o uso da Comirnaty contra a COVID-19 em crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos.
COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo provocar sintomas semelhantes aos de uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.