Pplware

IRS: Validação das deduções apenas até dia 15 de março

Como já informámos, as despesas que foram calculadas automaticamente para deduções ao IRS já podem ser consultadas no Portal das Finanças. No caso de detetar alguma discrepância de informação, fique a saber que só tem até à próxima quinta-feira para proceder à reclamação.


Ao longo do ano, as nossas despesas, aquelas para as quais pedimos fatura, foram registadas “automaticamente” no e-fatura. No passado dia 28 de fevereiro, o Ministério das Finanças referiu que as deduções que foram calculadas para cada um dos contribuintes já estavam disponíveis no Portal das Finanças – ver aqui.

Após analisarem as deduções, devem verificar se há alguma informação em falta e analisar também se outras despesas, que até agora não estavam disponíveis, já se encontram na plataforma (ex. despesas com Planos Poupança Reforma (PPR), recibos de rendas, Propinas e outras despesas relativas a Universidades/Politécnicos, etc).

Esse tipo de informação vai depois ter impacto no anexo H que deverá ser entregue aquando da entrega do IRS que começa já em abril.

E se houver informação em falta?

Primeiro devem verificar se receberam alguma carta da entidade em questão (entidade com dados em falta). Se sim, e se tivermos toda a informação necessária, podemos inseri-la manualmente. Caso não tenham essa informação, contactem a entidade em falta.

Se for uma despesa de saúde, uma vez que não é possível proceder a alterações no e-fatura, esta deve ser declarada no Quadro 6C do Anexo H, em abril, quando entregarmos o IRS.

Não se esqueçam que têm até dia 15 de março para verificar toda a informação relativamente às deduções. Ainda há tempo, mas é bom que as entidades não se atrasem.

Prazo de entrega do IRS de 2018

Atente o prazo de entrega do seu IRS. Entre 1 de abril e 31 de maio, independentemente da categoria de rendimentos em que se insere, terá de o fazer. Como já referimos antes, é obrigatório entregar a declaração via Internet. Se não tiver forma de o fazer, porque não tem computador ou não domina a forma de colocar a declaração, vai existir apoio nos serviços de Finanças, Espaços do Cidadão e Juntas de Freguesia.

 

Leia também…

Exit mobile version