Como já informámos, as despesas que foram calculadas automaticamente para deduções ao IRS já podem ser consultadas no Portal das Finanças. No caso de detetar alguma discrepância de informação, fique a saber que só tem até à próxima quinta-feira para proceder à reclamação.
Ao longo do ano, as nossas despesas, aquelas para as quais pedimos fatura, foram registadas “automaticamente” no e-fatura. No passado dia 28 de fevereiro, o Ministério das Finanças referiu que as deduções que foram calculadas para cada um dos contribuintes já estavam disponíveis no Portal das Finanças – ver aqui.
Após analisarem as deduções, devem verificar se há alguma informação em falta e analisar também se outras despesas, que até agora não estavam disponíveis, já se encontram na plataforma (ex. despesas com Planos Poupança Reforma (PPR), recibos de rendas, Propinas e outras despesas relativas a Universidades/Politécnicos, etc).
Esse tipo de informação vai depois ter impacto no anexo H que deverá ser entregue aquando da entrega do IRS que começa já em abril.
E se houver informação em falta?
Primeiro devem verificar se receberam alguma carta da entidade em questão (entidade com dados em falta). Se sim, e se tivermos toda a informação necessária, podemos inseri-la manualmente. Caso não tenham essa informação, contactem a entidade em falta.
Se for uma despesa de saúde, uma vez que não é possível proceder a alterações no e-fatura, esta deve ser declarada no Quadro 6C do Anexo H, em abril, quando entregarmos o IRS.
Não se esqueçam que têm até dia 15 de março para verificar toda a informação relativamente às deduções. Ainda há tempo, mas é bom que as entidades não se atrasem.
Prazo de entrega do IRS de 2018
Atente o prazo de entrega do seu IRS. Entre 1 de abril e 31 de maio, independentemente da categoria de rendimentos em que se insere, terá de o fazer. Como já referimos antes, é obrigatório entregar a declaração via Internet. Se não tiver forma de o fazer, porque não tem computador ou não domina a forma de colocar a declaração, vai existir apoio nos serviços de Finanças, Espaços do Cidadão e Juntas de Freguesia.