Pplware

iPad Air arde e obriga a evacuação de loja na Austrália

Os novos equipamentos que chegam ao mercado são sempre surpresas. Apesar de testados até à exaustão, por vezes revelam problemas básicos e que colocam em perigo os seus utilizadores.

Foi precisamente isso que aconteceu na cidade de Canberra, numa loja da Vodafone, onde um dos novos iPad Air se incendiou e obrigou à evacuação imediata da loja.

Os dispositivos electrónicos são sempre propensos a problemas relacionados com a energia que consomem e com risco/potencial para o surgimento de situações anormais.

Estes equipamentos são sujeitos a testes por parte dos fabricantes para se detectarem falhas e também sujeitos à avaliação por parte das entidades reguladoras para avaliar os riscos que representam para os consumidores.

Todos conhecemos problemas acontecidos com os vários modelos de smartphones e com equipamentos similares, sempre associados a problemas de utilização.

Segundo foi noticiado pelo jornal Daily Mail, um iPad Air de exposição de uma loja da Vodafone na cidade Australiana de Canberra, esteve na origem de um fogo, o que levou à evacuação da loja e à intervenção dos bombeiros para extinguir as chamas que irromperam.

A informação que a Vodafone disponibilizou sobre o problema, este teve origem num aquecimento anormal do iPad e que provocou a faíscas e chamas que surgiram a porta Lightning do dispositivo.

O problema foi tal que o iPad Air começou a arder, e o fumo provocado por este incêndio obrigou a que todos os visitantes e funcionário da loja tiveram de ser evacuados e os bombeiros tiveram de intervir para extinguir o fogo.

Nenhum dos ocupantes da loja ficou ferido neste incidente, mas o iPad ficou completamente destruído e a sua imagem mostra bem o sucedido e o estado em que ficou este iPad.

A Apple fez deslocar de imediato um elemento seu à loja, para recolher o iPad destruído e para se iniciarem os testes sobre o sucedido, para apurar as causas do acidente.

Apesar deste acontecimento, a Apple não emitiu até agora qualquer comentário sobre o sucedido e nem apresentou qualquer razão para o acidente.

O iPad Air foi apresentado pela Apple na última Keynote, que aconteceu no passado dia 22 de Outubro, e é de todos os iPads disponíveis o mais fino e com as melhores características.

Este problema que agora aconteceu é o primeiro do seu género a ser reportado. Eram já conhecidos vários problemas com o iPhone, e mesmo com outros smartphones, mas é a primeira vez que um iPad entra em combustão e provoca um incêndio.

O problema está identificado e foi associado a um aquecimento anormal, mas resta no entanto saber se é uma situação pontual e fruto de uma má utilização ou se é um problema que irá afectar outros equipamentos, associado a problemas de hardware ou de construção.

Exit mobile version