Pplware

iOS 6 rastreia a actividade do utilizador do iPhone… novamente

Saiba como desactivar esta funcionalidade!

No mês passado a Apple lançou o tão esperado iOS 6, mas no entanto este deu muito que falar. Depois dos Mapas não terem sido os imaginados pelos utilizadores Apple, e o CEO ter vindo mesmo pedir desculpa pelo sucedido, surge agora uma nova polémica relativamente ao novo sistema operativo da marca de Cupertino.

Ao que tudo indica, o iOS6 tem a funcionalidade de rastrear toda a actividade que o utilizador faz, e fá-lo por omissão.

Saiba como desactivar esta funcionalidade!

O rastreio da actividade dos utilizadores acontece devido a uma funcionalidade designada IFA (Identifier for Advertising). Esta funcionalidade está activada por omissão, sem que os utilizadores tenham sido notificados, e pemite que os anúncios publicitários recebam os dados de navegação e download das pessoas, de forma mais eficiente que antes.

Após ter posto fim aos códigos UDID que identificavam como único cada aparelho, a Apple adoptou um novo código, AIP, que possibilita que os developers das aplicações tenham acesso aos nossos dados, saibam os motivos pelos quais fizemos download de determinada aplicação, quando visualizamos um anúncio, quando realizámos uma compra, etc, mas tudo de forma anónima, sem que tenham acesso aos nossos dados pessoais, o que não acontecia com o código anterior.

Apesar de tudo, ainda se trata de uma violação da privacidade, que pode ser considerada agressiva para com o utilizador que confia na marca. Mas existe uma solução bastante simples para esta situação.

A opção de desactivar o rastreio não aparece nas definições de ‘Privacidade’, o que é um pouco estranho.

Assim, siga estes passos:

Definições > Geral > Informações > Publicidade

Nessa secção, ACTIVE a opção ‘Limitar Seguimento’, e irá previnir que o rastreio aos seus dados.

Assim, onde está OFF, coloque ON.

 

No entanto, estas situações deveriam ser mais controladas e evitadas pelas empresas, uma vez que se tratam dos dados das pessoas que confiam nos seus produtos, e esperam, que estes sejam salvaguados. [BusinessInsider]

Exit mobile version