São já várias as novidades ligadas ao iCloud e aos backups que se podem executar de música comprada no iTunes. Juntamente com o iOS 5 beta 5, a Apple também disponibilizou o iTunes 10.5 beta 5, o Xcode 4.2 beta 5 assim como a versão beta 4 do software de actualização da Apple TV. Mas… as novidades não se ficam por aqui.
Para quem tinha a versão iOS beta 4 pode, recorrendo ao OTA, proceder à actualização e descarregar os 128MB que fazem parte do update. Para isso os utilizadores deverão primeiro apagar todo o dispositivo recorrendo a Settings > General > Reset > Erase All Content and Settings.
Tudo será apagado, por isso não se esqueçam de ter as cópias de segurança em dia. Para actualizar para a nova versão via OTA vá a Settings > General >Software Update.
Segundo alguns testemunhos, é possível fazer o update sem apagar primeiro o conteúdo do telefone. Para quem quiser usar o iTunes, o procedimento é o normal para actualizar para o iOS 5.
Atenção que a Apple está a avisar com veemência que apenas os utilizadores com o equipamento registado como developer podem proceder a esta actualização. Isto porque, se usar algum método não autorizado de actualização, o seu equipamento poderá ficar danificado e sem recurso à garantia.
This version of iOS is intended only for installation on development devices registered with Apple’s Developer Program. Attempting to install this version of iOS in an unauthorized manner could put your device in an unusable state, which could necessitate an out of warranty repair.
Não escreva… dite!
Esta versão do iOS 5 traz mais evidências de uma função para ditar texto, que a Apple apelida de ‘Dictation’. Segundo consta, esta função irá usar tecnologia que a Apple está a licenciar da empresa Nuance Communications. A Nuance é uma empresa que desenvolve software para processamento de imagens e de reconhecimento de fala. É também conhecida por um produto famoso de reconhecimento da fala e tradução para escrita, o Dragon Software.
Como podem ver na imagem em cima, uma vez activada a função Dicatation, aparecerá no teclado do iOS um botão para esta função. A barra de espaços ficará ligeiramente mais pequena e teremos um enquadramento desta nova ferramenta. Uma vez activa bastará falar para o microfone o software transformará o discurso em texto, no campo onde pretenderá inserir texto.
Nenhum destes nomes é garantido pois, até a versão final sair, muita coisa poderá mudar. São ferramentas ainda para consumo interno mas que fazem já antever um novo sistema operativo vanguardista e com pormenores de alto recorte técnico. Lembramos que recentemente veio também a púbico a possível função de reconhecimento facial no iOS 5. Estas e muitas mais novidades estarão a ser aprontadas para já em Outubro (se não antes) aparecerem ao público em geral.
Artigos relacionados: