O emaranhado de cabos ligados ao computador na secretária poderá estar prestes a acabar e a Intel está a trabalhar para que isso aconteça já em 2016.
A empresa, durante a Computex 2014, em Taipé, apresentou uma proposta bastante interessante que tem como finalidade acabar com todos os cabos ligados a um PC, desde o cabo do monitor ao da energia.
A Computex é uma das maiores feiras de informática e tecnologia do mundo que se realiza em Taipé, Taiwan, e que acolheu mais uma vez, este ano, os grandes gigantes da indústria.
Uma das grandes novidades trazidas a esta feira veio da Intel, com a apresentação de um projecto que visa a eliminação de todos os cabos que possam estar ligados a um computador.
Em primeiro lugar, para manter o ecrã e os vários periféricos ligados entre si, a Intel tenciona utilizar a tecnologia WiGig, que garante a transferência de dados a 7 Gbps. Assim, quando os vários dispositivos são alcançados pelo sistema, são conectados automaticamente.
Quanto à abolição dos cabos de alimentação a questão é mais delicada, já que as soluções actualmente existentes não são as mais eficientes. Contudo, a Intel vê no carregamento através de ressonância magnética uma solução válida.
Esta tecnologia, denominada de Rezence, está a ser desenvolvida pela Alliance for Wireless Power (A4WP), uma parceira da Intel, e pode ser colocada debaixo de uma superfície, como uma secretária, para que as cargas sejam feitas, e isto sem limites de dispositivos ligados.
Durante a apresentação deste projecto, a Intel ainda nomeou empresas como a Dell, Fujitsu, Lenovo, Logitech, Panasonic, Asus e Toshiba, que também estão a trabalhar com a A4WP em soluções de carregamento para os seus equipamentos.
Será que esta solução terá um preço aliciante para o consumidor final?
Fonte: CNet