Pplware

Huawei está a considerar entrar na bolsa de valores e pode vir a valer mais do que a Apple

A Huawei sempre descartou a hipótese de integrar a bolsa de valores. Contudo, a ideia parece estar, agora, menos firme, numa decisão que poderia encostar a Apple e os seus 3 biliões de dólares de capitalização de mercado.


A Huawei tem sido capaz de contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos da América e o otimismo para recuperar o terreno perdido é claro. Segundo a Reuters, a empresa chinesa está, inclusivamente, em discussões para a entrada na bolsa de valores – embora o seu fundador tenha sempre descartado a ideia de ver ações a serem negociadas pelo mercado.

A Huawei estaria disposta a entrar na corrida, se fosse do interesse nacional da China ganhar dinheiro dessa forma. Só nesse cenário, Ren Zhengfei, CEO da Huawei, criaria uma IPO – Initial Public Offering.

Quando uma empresa privada decide vender as primeiras ações ao público, o processo chama-se Initial Public Offering. De forma simples, IPO nomeia a transição de uma empresa privada para cotada.

Com base nos lucros de 2022 de 5,1 mil milhões de dólares e aplicando o mesmo múltiplo de lucro final que a Apple está a negociar (25x), a Huawei poderia ser avaliada em 128 mil milhões de dólares.

Contudo, ainda segundo a Reuters, em 2019, o antigo diretor de tecnologia da Lenovo, Ni Guangnan, disse que a Huawei poderia valer até 1,3 biliões de dólares. Nessa altura, a Apple tinha acabado de ultrapassar 1 bilião de dólares em capitalização de mercado, o que significa que Guangnan via a Huawei como sendo mais valiosa do que a Apple. Hoje, a Apple é avaliada pelo mercado de ações em 3 biliões.

A China possui três bolsas de valores, a Bolsa de Valores de Xangai, a Bolsa de Valores de Pequim e a Bolsa de Valores de Shenzhen.

Exit mobile version