Pplware

Huawei derrotou Samsung num caso de patentes na China

As patentes são as causas dos maiores confrontos no mundo da tecnologia. É normal vermos algumas marcas a tentarem, e conseguirem, bater as suas concorrentes em batalhas legais por simples pormenores e ideias que as patentes protegem.

Paralelamente a todas as questões que tem com a Apple, a Samsung tem estado arrolada com outros processos, desta vez com a Huawei, que acusa a empresa sul-coreana de infringir as suas patentes. Uma nova decisão foi conhecida e deu razão à Huawei.


Este caso que coloca frente a frente a Huawei e a Samsung tem já algum tempo e baseia-se na acusação de violação de patentes por parte da Samsung. A empresa chinesa tem apresentado as acusações, procurando provar que são várias as suas patentes que estão a ser usadas sem autorização.

Depois de ter começado esta batalha em 2016, tanto na China como nos Estados Unidos, os tribunais têm dado razão à Huawei, provando que a Samsung violou várias patentes suas, ligadas às tecnologias 4G. A mais recente decisão surgiu de um tribunal chinês, da cidade de Shenzhen, e deu razão à Huawei e à sua acusação de violação de patentes.

A pena aplicada à Samsung

A ordem do tribunal sobre o caso destas duas patentes é clara e ordena à Samsung que interrompa de imediato a venda e a produção dos equipamentos onde estas patentes estão a ser usadas. Esta decisão não referiu quais são os equipamentos visados, mas esta informação deverá ser conhecida nos próximos dias.

O comportamento da Samsung neste processo contra a Huawei

Para além de dar razão à Huawei, o tribunal registou também que a Samsung este a “atrasar maliciosamente as negociações“, que começaram a 11 de julho e estava claramente “em falta“.

Por enquanto não existe ainda um valor acordado para ser pago pela Samsung ou qualquer outra contrapartida a ser dada à Huawei. Este caso pode seguir o exemplo de uma decisão anterior, onde a Samsung foi castigada com o pagamento de perto de 11 milhões de euros à empresa chinesa. A Samsung vai agora avaliar as suas opções, tendo revelado que vai “rever minuciosamente a decisão do tribunal e determinar as respostas adequadas“.

Este é mais um caso onde a Samsung acabou por ser declarada culpada e que poderá ser usado pela Huawei para conseguir proteger e fazer valer todas as suas tecnologias patenteadas e que a concorrência quer usar.

Onde começou o processo entre a Huawei e a Samsung

Exit mobile version