As aulas estão interrompidas desde o passado dia 22 de janeiro! Poucos eram os que acreditavam que a escola iria mesmo parar na sua vertente presencial e online… mas tal aconteceu. Agora, segundo indicações do Governo, a escola volta já a 8 de fevereiro.
Conheça quais os horários completos do Estudo Em Casa.
O EstudoEmCasa é um conjunto suplementar de recursos educativos para o Ensino Básico com conteúdos organizados para diferentes anos de escolaridade. Estes conteúdos pedagógicos temáticos fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.° ao 9.° ano, e são agrupados da seguinte forma: 1.° e 2.° anos, 3.° e 4.° anos, 5.° e 6.° anos, 7.° e 8.° anos e 9.° ano.
Com o início das aulas online a 8 de fevereiro, nada melhor que conhecer os horários do Estudo Em Casa. De relembrar também que o calendário escolar 2020-2021 foi, entretanto, ajustado face a tal paragem forçada das aulas – ver aqui.
Horários Estudo Em Casa para Ensino Básico e Secundário
Acedendo ao site da RTP, já é possível consultar o horário semanal para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Podem descarregar o horário aqui.
Os conteúdos do #EstudoEmCasa para o Ensino Básico são transmitidos através dos canais:
- RTP Memória
- TDT – posição 7
- MEO – posição 100
- NOS – posição 18
- Vodafone – posição 17
- Nowo – posição 13
Para o Ensino Secundário, o documento do Governo refere que … “Os 75 blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o Ensino Secundário, que desde o início do ano letivo têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play, vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT), num espaço ainda sem programação, que será utilizado temporariamente, e na posição 444 das operadoras de cabo”
O #EstudoEmCasa constitui-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. O trabalho a desenvolver pelo professor deverá contemplar, aprofundar e consolidar a totalidade das disciplinas de cada matriz e especificidade dos alunos.
Além do Estudo Em Casa, cada escola deve preparar o ensino à distância. Devido à falta de meios, há diretores e dirigentes preocupados. De relembrar que o Ministério da Educação já garantiu 335 mil computadores a partir de março.