Pplware

Helicópteros e drones para controlar velocidade nas estradas

Na apresentação de um estudo do Automóvel Clube de Portugal, o Secretário de Estado da Proteção Civil afirmou que em Portugal a velocidade nas estradas pode vir a ser controlada por helicópteros da Proteção Civil e drones.

O Governo admitiu também que poderão ser instalados mais radares.


José Artur Neves revelou hoje aos jornalistas que, para contrariar o preocupante aumento do número de mortos que têm ocorrido nas estradas portuguesas, se venham a tomar novas medidas que podem passar pelo controlo de velocidade através de sistemas montados em helicópteros ou então através de drones.

É uma das soluções seguidas em Espanha e França e há a possibilidade também de cá ter esse modelo… há tecnologias muito evoluídas. Os helicópteros que estão ao dispor são da Autoridade Nacional de Proteção Civil

Outras das medidas é o alargamento da rede de radares e a redução da velocidade para 30 Km e a georreferenciação de locais de acidentes recorrentes. De acordo com números provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, só em 2017 morreram 509 pessoas nas estradas portuguesas, mais 64 do que em 2016. O número de feridos graves aumentou de 2102 para 2181.

José Artur Neves destacou ainda o facto de, em 2017, 54% das mortes terem ocorrido dentro de localidades. O Governo estuda também “aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel”, incluindo “inibições de sinais” com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que “o condutor está ao volante e não pode atender a chamada”.

Exit mobile version