Pplware

HAMA: Made in China – mas acima de tudo, alemã! (Parte 2)

Foi em maio que o Pplware esteve na cidade alemã de Monheim para visitar a sede e o centro logístico da Hama. Saiba o que vimos por lá.

Como já revelamos, a empresa fatura à escala mundial cerca de 500 milhões de euros por ano, sendo que toda a produção é feita na China mas há um controlo de qualidade que é rigorosamente realizado na Alemanha. Saiba o que vimos mais por lá.


Depois de conhecermos como é feito o controlo de qualidade do produto (onde mais de 2000 paletes de produtos são recebidas a cada dia para avaliação, antes dos produtos serem comercializados) hoje vamos mostrar outros setores da empresa. Os testes de qualidade envolvem a verificação de todos os standards, performances, segurança, etc.

Até chegar aos camiões, que fazem a distribuição dos produtos Hama pela Europa, a grande maioria dos processos são automatizados sendo que o transporte dentro da própria empresa é em parte realizado com recurso a tapetes rolantes que encaminham os produtos para as diversas secções.

De referir que a HAMA tem atualmente, no seu catálogo, mais de 18 mil produtos na área da fotografia, TV, acessórios para smartphones e tablets, material escolar. A cada ano são colocados no mercado mais de 4000 novos produtos. De acordo com as informações, são mais de 100 os gestores de projetos e designers que trabalham para a empresa.

O centro logístico da empresa tem mais de 100 mil metros quadrados e é um dos mais modernos da Europa.

Zona da armazenamento dos produtos

Uma das zonas que mais impressiona é sem dúvida a parte de armazenamento dos produtos, onde tudo é arrumado e organizado por sistemas inteligentes. De acordo com os dados que recolhemos, este espaço tem capacidade para “armazenar” mais de 52 mil paletes.

O seguinte vídeo mostra como tudo funciona…

Existe ainda 6 zonas de reembalagem de produtos.

Cerca de 2400 produtos por hora são transferidos para os 15 postos que picking onde é verificada a quantidade de produtos para cada encomenda.

Registo de produto e Etiquetagem

Outra das áreas interessante é a zona de registo de produtos e de etiquetagem das caixas. Os seguintes vídeos mostram como tudo se processa.

Etiquetagem

Registo produto dentro das caixas

Neste caso há uma câmara que regista tudo o que vai dentro da caixa. Posteriormente o espaço vazio dentro da caixa é ocupado por “bolhas de plástico”.

Verificação de produtos e colocação de fitas

Todo o processo é automatizado até aos camiões que depois farão as entregas pela Europa fora.

Para perceberem melhor como todo o centro funciona, sugerimos que vejam o seguinte vídeo da empresa:

Como já tínhamos referido, ficamos surpreendidos e maravilhados com toda a tecnologia de ponta usada na plataforma de embalagem, armazenamento e distribuição de produto que apenas termina já dentro dos camiões que depois fazem a distribuição. Todos os processos são rigorosamente monitorizados e avaliados para que sejam atingidos os níveis máximos de qualidade. Por dia, cerca de 500 mil produtos saem do Centro Logístico da Hama para as “grandes lojas” (como MediaMarkt) e distribuidores nacionais (como a Hama Portugal) e não ao cliente final.


O Pplware viajou a convite da Hama para conhecer a sede e o centro logístico da empresa.

Exit mobile version