Num dos últimos ataques levados a cabo pelo grupo OutsideTheLaw, ligado aos Anonymous, foram muitos os endereços de correio electrónico de profissionais da banca portuguesa que foram expostos. Segundo reporta o jornal Público, os contactos, de gestores e funcionários de nove bancos nacionais, circulam agora na Internet depois de terem sido publicados na página de Facebook dos piratas.
Numa operação baptizada de Operação System Failed, o grupo de hackers revelou na sua página de Facebook que tinha como objectivo revelar falhas de todos os bancos e entidades políticas relacionadas.
Tal como informa o público, a operação visou o BES, Santander, Montepio, Millenium bcp, Crédito Agrícola, BPI, Banif, , BIC, Banco Popular e Banco Best. Não há informações relativamente a ataques direccionados à Caixa Geral de Depósitos, no entanto os piratas garantem que conseguiram atacar o servidor do Banco de Portugal.
Este ataque, adiantou fonte da banca ao Público, visou assim entidades financeiras que dominam cerca de 60% do negócio bancário em Portugal. Fonte da PJ contactada também contactada pelo PÚBLICO não conseguiu adiantar este Domingo se as entidades visadas já apresentaram ou não queixa e se já está em marcha uma investigação ao caso.
Já este Domingo o site tugaleaks reportou a existência de uma falha de segurança no site do Millennium BCP, mais concretamente no site Clube Millennium BCP que permitiu aos hackers obter nomes e números de funcionários do banco. De referir que o site tugaLeaks já tinha também dado informações sobre a operação System Failed. Tal como refere o mesmo site, aa divulgação, os Anonymous deixaram claro a seguinte mensagem “o povo é quem mais ordena“.