Hackers atacam navegação por GPS!!!
Hackers trocam voltas a automobilistas através do sistema GPS! Piratas informáticos andam a trocar as voltas aos automobilistas, através dos navegadores GPS, sistema que podem dominar para fornecer informações erradas, como troca de rotas, estradas fechadas ou alertas de bomba, indicaram dois italianos especialistas em segurança.
Se um automobilista receber a informação que uma estrada está fechada, devido a um alerta de bomba, o melhor é duvidar daquilo que acabou de ler, aconselham Andrea Barisani e Daniele Bianco, que revelaram a sua descoberta durante a reunião de especialistas de segurança da Internet em Las Vegas.
Se quiserem os «hackers» podem, por breves momentos, instalar a confusão, lançando um alerta de que «começou a terceira guerra mundial».
«O problema é que as pessoas acreditam instintivamente nestas mensagens», explicou Andrea Barisani.
Os dois «piratas» encontraram uma forma de entrar no programa dos aparelhos de Global Positioning System (GPS) que utilizam a tecnologia Radio Data System (RDS), um sistema que permite às estação de rádio transmitir informações aos condutores na banda FM.
A tecnologia digital RDS é a mais utilizada na Europa e na América do Norte para as estações de rádio transmitirem informações de trânsito, em caso de acidentes ou cortes nas estradas.
Estes dois informáticos conseguíram encontrar uma forma de, através do RDS, transmitir alertas para os sistemas de navegação portáteis, provando que este programas não são seguros.
Na sua experiência conseguíram enviar mensagens aos automobilistas informando que a estrada em que circulavam estava fechada, devido a condições meteorológicas adversas, a ou um alerta de bomba.
A ferramenta que desenvolveram para enviar as informações para o sistema RDS tem um alcance de 16 quilómetros.
«Preocupamo-nos em saber se o nosso computador pessoal é vítima de um vírus, mas nunca imaginamos que pode acontecer dentro do nosso automóvel», acrescentou.
Os dois informáticos aconselham os condutores a não reagir automaticamente a mensagens pouco habituais, confirmando primeiro com o serviço de informações competente.
Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Na realidade hackers atacaram o RDS e não o GPS tava a achar isso muita fruta.
Logo os crackers vão ter controle sobre o veiculo também.
É só o que falta.
De qualquer forma não deixa de ser preocupante… por isso é que eu me guio pelas estrelas, pelas casas e pelo campo… 🙂 🙂
LOL
Como nos bons velhos tempos xD
Atacaram o RDS mas o objectivo de confundir o GPS vingou, pode não ser muita fruta atacarem o RDS, mas plos vistos resultou. Também como queriam que atacassem o GPS? Era esquisito conseguírem aceder aos satélites… mas para confundir um utilizador menos prevenido, chega na perfeição.
Olha, eu nem sabia que os GPS tinham receptores de RDS, tenho um tomtom one e uso-o muito, mas nao faço a minima ideia se ele suporta essas coisas, mas o meu nao é igual ao da foto.
Já agora, já que se fala em GPS, alguem sabe como posso actualizar os mapas do meu tomtom one iberico sem ter que pagar + – 40€ aos gajos da “come come” ?
Hmmm… Estou a imaginar um ataque dirigido a alguns membros do nosso governo… ihih Se bem que depois tínhamos de aturar mais umas semanas de silly season, por isso não sei o que seria melhor: perderem-se ou acabarem de vez de gozar com as nossas férrias “lusitanas”.
lol, RDS rula nas horas aqui em Portugal, o carro da minha kota tem esse sistema no Radio e é bem bacana, tou a ouvir musica de um CD e ele pausa a musica, muda para o Radio e aparece “News” ou “Traffic” consoante as noticias, ouve-se a Srª da TSF a falar e quando acaba muda outra vez para o CD… muito bom!
Agora quando uma estrada estiver fechada por alerta de bomba, lol, acho que sigo o meu caminho… estamos em Portugal e não no Iraque 😛
CUMPS
Bem, axo k dei com a base do problema, tudo começou nos novos aparelhinhos que tem pequenos emissores FM por USB com RDS para enviar para os radios o sinal do Ipod e coisas que tais, com 20 ou 30 euros ja se compra um com um alcance de 3 a 25 metros. e com preços maiores ja se arranjam emissores melhores, e se isto for fácilmente “hackeavel” como os bluetooth boost, axo k ta tudo dito
@Paulo Ribeiro
Se o teu é Tomtom então é diferente do da imagem que é um Garmin Nüvi da gama 300 !
Aqui em Portugal só existe informação de tráfego pela rádio mesmo! Os GPS com antena receptora de tráfego não funcionam em Portugal… em Espanha nas cidades maiores e no resto da Europa já é outra história!
@dajosova
Entao deixa tar quieto “la fora” que se lixem 😀
mania de lerem a Phrack.org e depois aplicarem 😀
tem la o artigo sobre o funcionamento do RDS