Pplware

Hacker australiano ataca servidores da Apple e rouba 90GB de dados

Atualização: Declarações da Apple sobre o caso.

A Apple é conhecida como sendo das empresas com produtos e serviços mais seguros do mercado.

Não obstante, ocasionalmente aparecem notícias sobre brechas de segurança. Mais recentemente, um jovem australiano acedeu às redes e servidores da Apple, transferindo 90GB de dados de utilizadores.


O jovem, proveniente de Melbourne, está a enfrentar um processo judicial depois de ter invadido, por diversas vezes, os servidores da Apple e ter acedido a dados privados da empresa e dos seus utilizadores.

A sua identidade é desconhecida por motivos legais, mas sabe-se que o jovem entrou nas redes da empresa por múltiplas ocasiões ao longo de um ano e afirma-se fã da Apple, ambicionando até um lugar na companhia de Cupertino, segundo o seu advogado.

Os dados transferidos pelo jovem, 90GB pertencentes a dados privados da empresa mas também de utilizadores, foram encontrados em dois computadores e um disco externo em sua casa numa pasta denominada “hacky hack hack”. Segundo consta, não foram divulgados a terceiros pelo que não deverão comprometer a segurança ou integridade das contas dos utilizadores.

Não obstante, o jovem australiano confidenciou via WhatsApp as suas ações com alguns indivíduos, mas não é garantido que tenha divulgado dados com estes.

Contudo, as informações sobre o caso são ainda muito escassas pois a Apple pediu o máximo sigilo durante o julgamento. Inclusivamente, a Apple ainda não se pronunciou sobre o caso nem comentou a segurança dos dados e contas dos seus utilizadores.

O julgamento foi adiado para o próximo mês e talvez nessa altura a empresa de Cupertino venha a público comentar o caso ou então sejam divulgadas mais informações sobre a invasão por parte do jovem.

Atualização

A Apple já se pronunciou sobre o caso das múltiplas invasões do adolescente australiano às redes privadas e servidores da empresa, tendo confessado à agência Reuters que os dados pessoais dos utilizadores não foram comprometidos durante os incidentes.

We … want to assure our customers that at no point during this incident was their personal data compromised

Deste modo, os clientes dos produtos e serviços Apple poderão ficar mais tranquilizados relativamente à segurança e privacidade dos seus dados e ficheiros que confiam à empresa de Cupertino. Contudo, casos de invasões sucessivas como esta não são saudáveis para a reputação de uma empresa como a Apple.

Acompanharemos agora os próximos desenvolvimentos do caso, na expectativa de saber mais, nomeadamente saber a que pertenciam os 90GB de ficheiros que o adolescente furtou.

| Via

Exit mobile version