GSM faz hoje 20 anos
À velocidade que as novidades e melhoramentos acontecem hoje no mundo da informática e da ciência, raramente temos consciência das origens e do tempo que já passou desde o seu início. Tecnologias que hoje damos como garantidas e como existentes desde sempre começaram um dia e evoluíram de forma estável e sustentada.
O GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) começou em 1991 e desde então tem sido uma presença constante na nossa vida. Foi precisamente hoje, dia 01 de Julho que foi feita a primeira chamada e dava-se início a uma revolução que hoje tem o seu espaço próprio.
O GSM, utilizado por mais de mil milhões de pessoas em mais de 200 países, é a norma mais usada pelos dispositivos móveis para comunicar. Funciona com a utilização de dois conjuntos de frequências na banda dos 900 MHz: o primeiro nos 890-915MHz, utilizado para as transmissões do terminal, e o segundo nos 935-960MHZ, para as transmissões da rede.
Possui uma série de características que o distinguem dentro do universo das comunicações móveis. Fruto de uma cooperação sem precedentes dentro da Europa, o sistema partilha elementos comuns com outras tecnologias utilizadas em telemóveis, como a transmissão ser feita de forma digital e a utilizar células.
Com o surgimento do GSM foram ainda apresentadas outras tecnologias que ainda hoje usamos. O SIM, o roaming entre diferentes redes e a possibilidade de trocarmos de operador de forma fácil são apenas exemplos de tecnologias que vieram com o GSM. Os SMS's foram também incorporados no GSM e até os primeiros acessos à Internet pelos telemóveis, via GPRS e posteriormente por EDGE, surgiram daí.
Há precisamente 20 anos foi feita a primeira chamada, pelo primeiro-ministro Finlandês, Harri Holkeri, e o equipamento usado era todo pertença da Nokia. Vejam abaixo um vídeo que registou o momento:
Apesar de muitas evoluções que tem havido na tecnologia, parece-nos que o GSM ainda tem muito para nos oferecer. Estamos dependentes dos operadores para evoluirmos na tecnologia, mas a base dos serviços prestados é e será durante muito tempo originária do GSM.
Este artigo tem mais de um ano
Santa margarina… que seca! (Vídeo)
Imaginem o dialogo do homem das cavernas quando descobriu o ATM. 😛
Agradecimentos ao Pedro Simões por nos lembrar deste pedacinho de história tecnológica.
Bons velhos tempos de tijolo em punho, com formatos de tijolo mesmo (lembro-me de um motorola que o meu irmão tinha, uns bons 2kg de pura tecnología).
Hoje em dia já não passamos sem o GSM… Parabéns!
Bom artigo,mas uma coisa, os telemóveis actualmente estão a funcionar tanto por gsm e 3G e actualmente 3,5G(os telemóveis mais recentes) , alguém sabe quando ficará a funcionar a 4 G aqui em Portugal ou ainda não há previsões? 😉
@jedi, sei que já há operadoras em fase de testes com o LTE (4G), no entanto para esta chegar ao mercado falta que a Anacom se decida qto ao leilão que atribuirá bandas de freq. (e licenças) a cada uma das MNO
pergunto isto porque nao sei se for comprar algum telemovel que tenha 3,5G , obrigatoriamente nao vou usufruir do 4G e é deitar fora dinheiro no telemovel que nao tenha ultima tecnologia. ;(
enfim treta, tecnologia temos de comprar quando necessitamos e não esperar por esta sair comercialmente, alem do investimento será significativamente maior os primeiros dispositivos apresentam os habituais bugs.