Pplware

Great Canon: China tem nova arma para controlar a Internet

É de conhecimento geral que a China tem ferramentas para controlar e filtrar os conteúdos a que os utilizadores do país podem aceder. A Great Firewall é o mecanismos mais usado para esse fim.

Mas de acordo com um novo relatório uma nova ferramenta pode ter emergido e ter até sido já usada. Conhecida como Great Cannon, dedica-se a deixar fora do ar sites que partilham conteúdos que não querem ver disponibilizados.

A descoberta e identificação do Great Cannon surgiu agora pelas mãos do site Citizen Lab, que refere de forma detalhada toda a informação que recolheu nos últimos tempos sobre esta ferramenta.

A ideia por detrás do Great Cannon é simples e pretendem redireccionar todo o tráfego de um vasto conjunto de utilizadores para um site especifico que se pretendem deixar fora do ar.

Great Cannon terá sido já usado algumas vezes, com o ataque direccionado ao GitHub a ser a mais recente utilização que teve. Durante 5 dias um ataque DDOS deixou inacessível o site responsável por alojar código aberto na Internet, apenas porque este estaria a alojar dois sites dedicados a dar acesso a informação a utilizadores na China.

De acordo com a informação agora disponibilizada, o Great Cannon utiliza uma forma de ataque simples de realizar, graças ao acesso a código que o motor de pesquisa Baidu utiliza para criar estatísticas de utilização.

Graças a alterações que fizeram a esse código, as autoridades Chinesas conseguem capturar esse tráfego e enviá-lo para os sites onde querem causar problemas.

Ao enviarem esse tráfego anormalmente grande, o Great Cannon consegue causar problemas de forma continuada e sem que os administradores consigam identificar um ponto de ataque específico e assim proteger-se de forma definitiva.

O ataque ao GitHub provou a capacidade do Great Cannon e a maneiro como consegue, de forma sustenta, manter sites sob problemas e com dificuldades em ser acedido.

Já durante a altura deste ataque se falou deste ter origem no território Chinês e de que teria partido das autoridades oficiais, mas nada foi possível provar.

Com a criação desta nova ferramenta, a China pode passar a tomar um papel muito mais activo no bloqueio de informação. Deixa de filtrar a entrada de conteúdos no seu território, com a Great Firewall, e passa a activamente atacar os sites que considera não poderem estar online, dirigindo-lhes o tráfego dos utilizadores que tem disponível.

Tal como a Great Firewall, será virtualmente impossível provar a existência do Great Cannon, mas a verdade é que todas as provas apontam para a sua existência e para o controlo governamental que tem.

É sabida da existência deste tipo de ferramentas noutros países, mas a China é a primeira a fazer uma utilização de forma tão pública de tal arma, sem que tenha com isso qualquer problema ou sanção.

Exit mobile version