Pplware

Governo quer mais vagas para Eng. Informática

Os engenheiros informáticos têm desemprego (quase) zero, de acordo com um estudo realizado pela empresa portuguesa JOBBOX. Além disso, as previsões da Comissão Europeia apontam para a necessidade de 15 mil informáticos, até 2020, só para Portugal.

Com tais necessidades,  o Ministério da Educação quer que hajam mais ofertas nas Instituições de ensino nacionais para as  áreas da informática e Engenharias mas também nas áreas das ciências da vida, ciências físicas, matemática e estatística.

A Comissão Europeia prevê que até 2020 sejam mais de 900 mil as ofertas de emprego na área das TI, em toda a Europa, e em Portugal o número de profissionais necessários possa chegar aos 15 mil.  Num despacho do Ministério da Educação e assinado pelo secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, pode ler-se que:

Recomenda-se às instituições de ensino superior que, sem prejuízo das regras fixadas pelo presente despacho, privilegiem uma afetação de vagas que conduza ao aumento da oferta nas áreas de estudo 42 (ciências da vida), 44 (ciências físicas), 46 (matemática e estatística), 48 (informática) e 52 (engenharia e técnicas afins).

Tal como revela o DN, “Os cursos de informática, muitas vezes associados a uma maior facilidade de encontrar emprego, levaram a concurso 900 vagas, mas foram primeira opção para apenas 201 candidatos. Em 2013 foram 217 os candidatos que indicaram estes cursos como primeira opção e, em 2012, houve 254 alunos a preferir a formação superior na área da informática. Na percentagem de ocupação de vagas na 1.ª fase, informática está abaixo dos 40%, com 38% de lugares preenchidos, contra as 46% de vagas ocupadas em 2013”. Este ano, mais de metade das 900 vagas (556) ficaram por preencher, nos cursos de informática.

De acordo dados recentes, 90% das empresas que recrutam exigem competências na área das tecnologias de informação e comunicação, como, por exemplo, computação em nuvem, formação que os candidatos não têm.

Exit mobile version