Pplware

Google acaba com o Flash nas suas plataformas de publicidade

Era uma morte anunciada. O Flash há anos que estava a ser erradicado na Internet. A Google acaba com o Flash e promove HTML5.

Agora a Google anunciou que nas suas plataformas de publicidade, de forma faseada, irá acabar com os anúncios em Flash a partir do dia 30 de Junho.

As alterações começarão no início de Julho deste ano e incidirão sobre os anúncios de publicidade que deixarão de poder ser colocados em Flash nas plataformas da Google (AdWords ou DCDM). Mas, no dia 2 de Janeiro de 2017 já não haverá nenhuma publicidade activa, a Google irá remover todas dos seus canais. Tendo, contudo, presente que isto para já só diz respeito aos anúncios “estáticos”, pois os anúncios de vídeo não serão (para já) afectados.

Over the last few years, we’ve rolled out tools to encourage advertisers to use HTML5, so you can reach the widest possible audience across screens (http://goo.gl/nWHctK). To enhance the browsing experience for more people on more devices, the Google Display Network and DoubleClick Digital Marketing are now going 100% HTML5:

– Starting June 30th, 2016, display ads built in Flash can no longer be uploaded into AdWords and DoubleClick Digital Marketing.
– Starting January 2nd, 2017, display ads in the Flash format can no longer run on the Google Display Network or through DoubleClick.

It’s important to update your display ads^ to HTML5 before these dates.

Esta movimentação da Google não é radical, isto porque praticamente toda a indústria dos conteúdos web já estão há muito tempo a migrar e a esta altura começa a ser cada vez mais residual a presença do Flash.

Além de lento, o Flash tem estado debaixo da mira do malware, mais uma razão para ser substituído por algo melhor. O Chrome já começou a bloquear alguns anúncios baseados em Flash, em Setembro passado, o Firefox prometeu eliminar o suporte para o formato até o final de 2016, e até mesmo Adobe tentou distanciar-se renomeando a sua aplicação Flash Professional, passou a chamar-lhe Adobe Animate CC.

 

AdWords

Exit mobile version