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Já somos mais de mil milhões de utilizadores do Google Fotos

Já nem pensamos na possível falta de espaço no smartphone quando captamos uma nova foto. Uma realidade introduzida em 2015 com o lançamento da app e serviço adjacente, o Google Fotos. Entretanto, a plataforma cresceu, amadureceu e já conquistou mais de mil milhões de utilizadores mensalmente ativos!

Mas, afinal, o que é que torna o Google Fotos numa ferramenta tão popular?


Já em contraste com outros serviços e apps da empresa, o Google Fotos teve um crescimento exponencial num curto espaço de tempo. Uma adesão que se fez sentir desde o momento em que foi lançado, com cerca de 100 milhões de utilizadores cinco meses após a sua disponibilização ao grande público.

O Google Fotos “nasceu” em 2015

De igual modo, em 2017, dois anos após o seu lançamento, já eram mais de 500 milhões de utilizadores ativos mensalmente. Enquanto isso, a tecnológica continuou a apostar neste produto, facilitando a sua utilização e disponibilizando-o em todos os smartphones e dispositivos móveis Android.

Ainda assim, cumpre ser dito que a sua inclusão no “pack” essencial de apps da Google incluída em todos os novos dispositivos Android também a ajudou a crescer. Não que isto lhe retire qualquer mérito, bem pelo contrário. Assim sendo, vimos no serviço uma adição frequente e salutar de novas funções para nosso proveito.

Agora, com a nova métrica a ser avançada pela imprensa internacional, constatamos o óbvio. Isto é, perante a disponibilização gratuita de um serviço de armazenamento e backup na cloud das nossas fotos e vídeos, a sua utilização é quase obrigatória. Aliás, seja através de um dispositivo Android, iOS, ou a partir da versão Web.

Um caso de sucesso dentro do ecossistema Google

Apesar de ser uma das empresas mais poderosas e influentes do mundo, a Google também já teve um bom número de fracassos. Entre eles destacamos o mais mediático, a sua rede social Google+ recentemente desativada. No entanto, este projeto falhado também acabou por ajudar o serviço de fotos.

Fê-lo indiretamente, ao desenvolver algoritmos de gestão de conteúdos com base na sua importância para o utilizador. Algo que agora vemos aplicado na gestão automática das nossas fotografias e vídeos. Aliás, acaba por ser um dos maiores trunfos do serviço (além da sua gratuitidade), a organização automática dos conteúdos.

Quão prático não é encontrar as suas imagens organizadas por categoria? Ou por rosto, cidade, objeto, entre outros pontos de destaque? Tudo isto sem ter que ser o utilizador a alojar cada conteúdo no seu respetivo álbum ou “gaveta” digital.

Ultrapassamos um marco realmente importante com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensalmente. Agora, acreditamos que a Gallery Go será a alternativa ideal para chegarmos aos próximos mil milhões de utilizadores – Anil Sabharwal, executivo responsável pelo Google Fotos.

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