Já nem pensamos na possível falta de espaço no smartphone quando captamos uma nova foto. Uma realidade introduzida em 2015 com o lançamento da app e serviço adjacente, o Google Fotos. Entretanto, a plataforma cresceu, amadureceu e já conquistou mais de mil milhões de utilizadores mensalmente ativos!
Mas, afinal, o que é que torna o Google Fotos numa ferramenta tão popular?
Já em contraste com outros serviços e apps da empresa, o Google Fotos teve um crescimento exponencial num curto espaço de tempo. Uma adesão que se fez sentir desde o momento em que foi lançado, com cerca de 100 milhões de utilizadores cinco meses após a sua disponibilização ao grande público.
O Google Fotos “nasceu” em 2015
De igual modo, em 2017, dois anos após o seu lançamento, já eram mais de 500 milhões de utilizadores ativos mensalmente. Enquanto isso, a tecnológica continuou a apostar neste produto, facilitando a sua utilização e disponibilizando-o em todos os smartphones e dispositivos móveis Android.
Ainda assim, cumpre ser dito que a sua inclusão no “pack” essencial de apps da Google incluída em todos os novos dispositivos Android também a ajudou a crescer. Não que isto lhe retire qualquer mérito, bem pelo contrário. Assim sendo, vimos no serviço uma adição frequente e salutar de novas funções para nosso proveito.
Agora, com a nova métrica a ser avançada pela imprensa internacional, constatamos o óbvio. Isto é, perante a disponibilização gratuita de um serviço de armazenamento e backup na cloud das nossas fotos e vídeos, a sua utilização é quase obrigatória. Aliás, seja através de um dispositivo Android, iOS, ou a partir da versão Web.
Um caso de sucesso dentro do ecossistema Google
Apesar de ser uma das empresas mais poderosas e influentes do mundo, a Google também já teve um bom número de fracassos. Entre eles destacamos o mais mediático, a sua rede social Google+ recentemente desativada. No entanto, este projeto falhado também acabou por ajudar o serviço de fotos.
Fê-lo indiretamente, ao desenvolver algoritmos de gestão de conteúdos com base na sua importância para o utilizador. Algo que agora vemos aplicado na gestão automática das nossas fotografias e vídeos. Aliás, acaba por ser um dos maiores trunfos do serviço (além da sua gratuitidade), a organização automática dos conteúdos.
Quão prático não é encontrar as suas imagens organizadas por categoria? Ou por rosto, cidade, objeto, entre outros pontos de destaque? Tudo isto sem ter que ser o utilizador a alojar cada conteúdo no seu respetivo álbum ou “gaveta” digital.
Ultrapassamos um marco realmente importante com mais de mil milhões de utilizadores ativos mensalmente. Agora, acreditamos que a Gallery Go será a alternativa ideal para chegarmos aos próximos mil milhões de utilizadores – Anil Sabharwal, executivo responsável pelo Google Fotos.
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