A Google já tinha alertado que ia aplicar restrições à instalação de extensões no Chrome que fossem externas à loja de aplicações.
Esta medida é uma forma de prevenir possíveis problemas de segurança a que os utilizadores mais incautos são expostos.
Depois de algum atraso e recuo nesta intenção, anunciou agora que a limitação está já a ser aplicada na última versão do Chrome.
Esta medida de segurança está já aplicada na última versão do Windows e destina-se a prevenir que os utilizadores instalem nas suas máquinas extensões maliciosas e que iam colocar em perigo os seus dados e as suas máquinas.
Destina-se a complementar algumas que estão já em utilização, como o Safe Browsing e o botão de reset do Chrome, sempre com a ideia de dar aos utilizadores a maior e melhor experiência de utilização, garantindo os mais elevados níveis de segurança.
A partir de agora apenas as extensões que se encontram na loja de aplicações do Chrome podem ser instaladas neste browser. Esta medida está para já limitada ao Windows, mas é vontade da Google de a alargar às versões dos restantes sistemas operativos.
Mas a Google foi mais longe e passou a desactivar também muitas das extensões que estavam já instaladas e em funcionamento, não dando ao utilizador a possibilidade de as reactivar.
Todos os que quiserem desenvolver as suas próprias extensões e que as queiram usar continuam a poder fazê-lo, mas de forma consciente e específica. A Google aconselha que usem as políticas Empresariais ou a instalação local de extensões.
Estas duas formas de instalação garantem aos utilizadores que apenas as extensões que realmente querem instalar, vindas de fora do ecossistema Chrome, são colocadas nos seus sistemas.
Os utilizadores que usam as versões de desenvolvimento do Chrome, a Canary e a Dev, não são afectados por esta medida e podem continuar a instalar extensões que sejam disponibilizadas fora da loja de aplicações do Chrome.
A medida que a Google anunciou vem garantir que todos os utilizadores ficam um pouco mais imunes e protegidos contra extensões maliciosas, que muitas vezes são instaladas sem a sua autorização ou sequer sem darem por isso.