…entre os seus browsers
As novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas, com base na Internet, oferecem um novo leque de funcionalidades direccionadas para o trabalho e o lazer.
Estas tecnologias começam já a permitir que a maioria das nossas ferramentas sejam substituídas e que passemos a usar sistemas nativos de comunicação dentro do browser.
O WebRTC vai permitir que façamos chamadas de vídeo com a máxima qualidade dentro do browser. A Google e a Mozilla têm estado a trabalhar neste standard e agora mostraram a compatibilidade entre os seus browsers e as suas implementações.
O WebRTC, para quem não conhece, é uma nova tecnologia, criada pela World Wide Web Consortium (W3C), que irá permitir aos browsers executar aplicações de chamada telefónica, video chat e partilha P2P sem a necessidade de plugins adicionais.
Desta forma vamos poder conversar através de chamadas vídeo entre browsers sem que tenhamos de instalar qualquer software adicional ou que tenhamos de fazer qualquer configuração adicional.
A prova agora dada mostra que esta tecnologia está madura e pronta a ser usada por todos em qualquer um dos browsers modernos.
Esta chamada, gravada em vídeo, serve para mostrar em primeiro lugar as potencialidades desta nova tecnologia e em segundo para que se confirme que a mesma tecnologia, desenvolvida por empresas distintas e concorrentes é compatível entre elas.
Vejam no vídeo abaixo a chamada que foi realizada entre Hugh Finnan, Director de Product Management da Google, e Todd Simpson, Chief Innovation Officer da Mozilla e que mostrou a compatibilidade entre o WebRTC do Chrome e do Firefox.
Caso queiram também testar o WebRTC e todas as suas potencialidades necessitam apenas de ter instalada a versão 25 Beta (ou posterior) do Google Chrome ou a versão Nightly do Firefox.
Caso usem o Firefox necessitam de activar o WebRTC através do acesso a about:config e aí dentro alterarem a opção media.peerconnection.enabled para True. No caso do Chrome não necessitam de realizar qualquer alteração à configuração.
Depois de terem instalada uma destas duas versões apenas necessitam de aceder à página do WebRTC e testarem a aplicação nativa.
Está aberta a porta a que sejam criadas aplicações web que façam uso desta tecnologia e que possam funcionar de forma transparente entre os browsers modernos.
Resta apenas que os programadores peguem nesta oportunidade e que dêem largas à sua imaginação e que as criem, surpreendendo o mundo, como tantas vezes o fazem.