Pplware

Google desenvolve dispositivo para ajudar diabéticos

A Google é um “polvo” que tenta tocar nos mais variados sectores da vida. De tal forma que criou ao longo destes anos várias empresas, necessitando mesmo de uma “escala alfabética” para não perder de vista os seus projectos.

O que nos traz aqui hoje é um ramo muito interessante, o da saúde ou do desenvolvimento tecnológico nesta área.

A acção tentacular da empresa americana não é nova, já no passado a subsidiária Google X tinha desenvolvido um protótipo de lente de contacto que pretendia controlar a diabetes e alertar os utilizadores em caso de picos de glicemia.

 

Alphabet e Dexcom juntas para combater a diabetes

Apenas dois dias após o anúncio da nova empresa Alphabet, a Google fechou um acordo com a empresa Dexcom para fabricar um dispositivo pequeno que monitoriza a diabetes. O dispositivo, claro, não tem a ver com os que conhecemos, os que existem já no mercado. A ideia que a Google levou à empresa que se dedica a estes produtos é construírem um dispositivo de monitorização contínua, um wearable “Monitorizador Contínuo de Glicose” (CGM), mas que tenha o tamanho de uma moeda.

Para fabricar este inovador dispositivo, a Google pretende associar ao projecto a sua divisão “Life Sciences”, que é agora uma subsidiária da recém formada empresa Alphabet.

 

Vídeo exemplificativo do tipo de produtos Dexcom

Em troca do know-how da Google, no que toca a miniaturização, a Dexcom avançará com o investimento inicial no valor de 35 milhões de dólares, valor que será pago em acções da própria empresa. Para o projecto avançar, a empresa irá investir também 65 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento que será mais tarde decidido pela empresa se será um valor pago em dinheiro ou em acções.

Este é um projecto que a Google persegue há anos e que tem caminhado de forma lenta, sem nunca ter parado.

Andrew Conrad, responsável pela equipa Life Sciences da Googlle disse:

Assumimos o compromisso de desenvolver uma nova tecnologia que irá ajudar a tornar os cuidados de saúde de reactivos para pró activos. Esta colaboração é mais um passo para a expansão das opções de monitorização, tornando mais fácil para as pessoas com diabetes gerir pro-activamente a sua saúde.

A tecnologia que hoje está disponível juntamente com o novo conceito de wearables para a saúde, pode muito em breve tornar este mercado num modelo atractivo de inovação.

DexCom

Exit mobile version