Google Contributor: um serviço de crowdfunding para websites
Pode a Google estar a terminar com a publicidade?
O império da Google é suportado, na sua maioria, pela sua rede de publicidade. Para além de ter lucro, divide-o com os donos dos sites web onde essa publicidade é apresentada.
Mas agora pretende alterar de uma forma subtil este processo, dando a possibilidade aos visitantes desses sites de contribuírem monetariamente para esses sites, removendo a publicidade que lá é apresentada.
O Google Contributor é o mais recente lançamento da gigante das pesquisas e pretende ser um serviço de crowdfunding para websites.
A ideia base do Google Contributor é dar a possibilidade a todos os visitantes e utilizadores de sites web de contribuírem monetariamente e de forma simbólica para a manutenção desses mesmos sites, ao mesmo tempo que conseguem remover a publicidade que é apresentada.
Está ainda numa fase muito inicial e apenas limitada a alguns sites () nos Estados Unidos. Esta experiência pretende avaliar do modelo que o Google Contributor quer implementar e também da sua viabilidade.
Depois de aderir ao Google Contributor, que para já está fechado a utilizadores convidados, apenas é necessário definir quais os sites para os quais quer contribuir e o valor que pretende pagar. As quantias são simbólicas e estão definidas em 1 dólar, 2 dólares ou 3 dólares mensais.
A partir desse momento e sempre que visitar um dos sites para os quais está a contribuir irá ver a publicidade, desde que seja Google, substituída por mensagens de agradecimento.
A lista de sites que vão estar abrangidos pelo Google Contributor é ainda limitada a 10 e inclui sites com o Mashable, o Imgur, a WikiHow e o Science Daily. Posteriormente e dependendo da aceitação esta lista será alargada, podendo qualquer site aderir.
Os pagamentos dos visitantes será feito através da conta Google, usando a forma de débito definida. Não ficou para já claro qual vai ser a percentagem desses pagamentos que vai ser afecta aos sites e à Google.
E claro, a remoção dos anúncios vai ser feita apenas nos sites onde o visitante decidiu pagar a sua contribuição mensal, sendo normalmente apresentado em outros sites.
A escolha dos sites que para já vão fazer parte do Google Contributor baseou-se no (relativo) reduzido número de trafego, com a excepção do Mashable, e para avaliar a taxa de adesão.
A Google justifica esta mudança no seu modelo de negócio baseando-se na vontade de monetizar todos os que fazem a Internet e que nela criam conteúdos, ajudando-os a ter retorno financeiro, sem que para isso tenham de apresentar publicidade aos seus seguidos mais fieis e que se disponham a pagar para não ver essa publicidade.
Mesmo existindo mecanismos para remover a publicidade, a Google acredita que existam muitos visitantes desses sites que se disponham a pagar para ajudar os sites e também para não serem inundados por publicidade.
Se quiserem participar no Google Contributor podem requerer um convite na página do Google Contributor e entrar em lista de espera.
Homepage: Google Contributor
Este artigo tem mais de um ano
Flatter?
Qe tombo ao fim do mês xD
Uma ideia interessante e que pode ter futuro.
Gostei.
Isto é o mesmo que o Flattr já faz.
Porque não simplesmente usar o AdBlock!!!
mas os anúncios também são uma parte essencial da economia mundial, nacional, e regional.
A google que não conte comigo para esse negocio.
Tenho doações através do paypal no meu site, qual a vantagem de mudar para este serviço?
A maioria das pessoas é tão ignorante que usa o adblock e ainda pensa que faz uma coisa boa o que faz pensar que essa maioria vai querer contribuir com algo?