Google “China dashboard”
Depois de tomada e efectivada a decisão por parte da Google de migrar para Hong-Kong o serviço de pesquisa que tinha na China, ficou no ar dúvida se não iria haver censura no acesso aos seus serviços por parte dos ISP's Chineses.
Por forma a controlar e informar os internautas sobre a disponibilização do acesso aos seus serviços na China a Google lançou uma página onde estão representados os seus serviços principais e o estado de acesso dentro do território Chinês.
Com este serviço a Google consegue mostrar ao mundo e principalmente aos activistas dos direitos humanos como está a ser feita a censura por parte do governo Chinês aos seus serviços.
Esta informação é recolhida dentro da própria china e é referente à disponibilização destes serviços aos utilizadores particulares e organizações.
Desta forma a Google consegue mostrar os mundo todas as limitações que o governo Chinês está e irá impôr no acesso aos seus serviços.
A informação é de consulta rápida e actualizada sempre que alguma alteração seja detectada. Esta é uma forma audaciosa de mostrar toda e qualquer limitação que venha a ser imposta.
Será esta mais uma forma que a Google encontrou de impor um travão às intenções do governo Chinês? Provavelmente não, mas pelo menos será público todas e quaisquer medidas que venham a ser implementadas.
Homepage: Google China dashboard
Este artigo tem mais de um ano
Uma bombasinha resolvia tudo. Até a crise :))
Aha, quer dizer que o Googlequistão tem a bomba?!
lol
Ai esses chineses, malucos é que eles são.
Acho que é triste chegar a este ponto. Respeito as tradições de outras culturas, mas chegar a este ponto de censura…
De notar que os serviços que foram bloqueados (Youtube, Blogger, Google Pages, …) são essencialmente meios pelos quais as pessoas se podem exprimir, o que me parece que se deseja evitar…
Concordo em parte com o que dizes.
Todos nós temos o “bom senso” e opinião do que o que é “bom/mau”, mas tudo isto é influenciado pelo que nos rodeio, o ambiente em que vivemos. Lá porque supostamente a nossa opinião realmente mostre com que outras cultura/povos sejam menos “bons”, nao significa que seja verdade para todos…. é um pouco como a beleza (diferente para todos).
E para fortalecer a minha opiniao: imagina que existia um país qualquer em que o “normal” seria o “casamento triplo”… todos os elementos seriam bisexuais…. (tanto homem e mulher). Supostamente para a populacao desse país tudo é normal, mas aos olhos de outros países podia nao ser bem recebida.
casamento triplo: 3 pessoas (MMF, FFM, FFF, MMM)
Mas… Independentemente de PREconceitos existem um nó em comum nessa corda chamada de humanidade, e é a “Lógica e Racionalidade”, e apesar da lógica depender dos argumentos conhecidos, ela funciona sempre.
Sinceramente, cada vez me encontro mais indignado com o governo chinês. Sem acesso ao youtube? Sem acesso ao blogger? Isto cada vez está pior, nem parece o século XXI. Quando será que o governo chinês ganha juízo?
“Quando lhe fizer jeito”… 😉
Excelente iniciativa esta do dashboard, a Google fez muito bem em mostrar ao mundo a essência do governo chinês. Ao bloquearem serviços como o Blogger e o o Youtube estão a impedir a população de ter acesso ao mundo livre e também de o fazer através da expressão que possam ter nesses serviços.
De notar que o Google Groups, Picasa e Docs estão também parcialmente bloqueados.
A questão é até quanto tempo é que a Google vai conseguir fugir a censura no motor de busca. É que o governo Chinês já deve de estar a pensar em cortar o acesso ao google.com.cn (e suas variantes) de forma a pressionar a Google, pelo menos em termos financeiros…
1,3 bilioes de pessoas sob uma ditadura, a mente retrogada do passado achou que assim controlava melhor as massas. Nós eramos menos e revoltamo-nos, se eles se revoltam têm guerra civil e bye-bye China é por isso q continuam a apertar com a censura. Talvez um dia as mentes à frente do país sejam mais “expansivas”…
Qualquer ditadura tem a obsessão de controlar tudo e todos e vedar o acesso à informação,pois quanto mais ignorantes,maior poder de controlo,por isso não sei qual o espanto desta notícia.
E também ninguém quer saber disso para nada,veja-se todas as multinacionais que só querem $$$ e para estes até convém que este regime se mantenha como está para poder sugar ao máximo o pobre do escravo Chinês.
Mesmo sem gostar de queijo, certo dia pedi uma pizza sem queijo. Foi motivo de chacota durante um bom tempo.
Creio que a sensação de ter um Google sem aqueles serviços será parecida. 🙂
Comunismo ao mais alto nivel , carrega China.
Por muito que não goste da China ou comunismo acho que é o mundo capitalista que devia abrir os olhos.
Não queiram imaginar a crise mundial que iria haver se a china passasse a ser uma democracia… é algo cultural eles tão habituados a ser assim e é isso que mantem um pais tão grande unido e com um crescimento tão bom.
A Google quis meter-se na politica e saiu-lhe caro… aos chineses? Nada perderam a Google na China nem 20% das pesquisas devia ter, era tudo dominado pelo gigante Baidu.
E se formos ver.. queremos liberdade na china e na google? já experimentaram contactar a google? Que nem email nem telefone nem nada têm disponível?!?!?
Eu já… e adivinhem a resposta… a resposta foi que recebiam muitos emails e que provavelmente não iam responder… e que se respondessem era uma resposta generica. Isto tudo porque um site meu foi removido do Google por algum erro da Google.
Pediram desculpa? Não… Deram alguma explicação? Tambem não…
A Google trata os sites medios / pequenos como lixo e como algo insignificante… Fico feliz por alguém lhe ter feito frente e tenho pena que mais gente não o faça.
Por acaso a Google é democrática? Pergunta-nos os criterios que achamos importantes para o modo como classifica os sites? Quer saber da nossa opinião ou satisfação? NÃO! Eles têm o monopolio das pesquisas e não querem saber minimamente dos utilizadores.
Tantas criticas ao AdSense que dizem que é tão bom mas continua a exibir anuncios com caracter sexual só porque a Google se recusa a verificar anuncio a anuncio… Ganha milhões mas não pode pagar uns tostões para controlar os anuncios de spyware / adware / pornográficos.
A google simplesmente não quer saber dos utilizadores ou dos consumidores.
A google só quer uma coisa… DINHEIRO! não se iludam foi apenas uma manobra de marketing mais nada.
Eu li parcialmente o teu comentario e penso que n é preciso le-lo todo pra perceber a tua ideia.
De facto, a Google só quer dinheiro. É uma empresa, não é defensora dos direitos humanos. Mas na China n há direitos nenhuns. É por isso que há o crescimento que há.
Mete escravos (ou com ordenados irrisórios) a trabalharem pra ti e diz-me se o teu capital n cresce. Cresce como nunca. A eles limita-lhes acatar com a realidade pq precisam do emprego pra sobreviver, não só pq precisam do dinheiro como tb n há outra alternativa senão aceitarem.
E então tu sabes isso.. eu sei isso.. Achas que a Google não sabia quando foi para lá? Claro que sabia… e tambem sabia que não ia mudar…
Mas pensou que ia ganhar mercado… o que nao aconteceu e agora faz birras e tenta passar-se por santa e isso sim é decadente.
A Google foi para lá por $ e sabia de tudo… agora armar-se em defensora qd as coisas lhe correm mal….
vdd vdd é que lá o Baidu tem 60% e a google nem 20% tem… e pronto faz birrinha…
E isto não se limita a Sites, Adsense… vai para além disso Youtube.. Gmail onde a google mostra a posição monopolista e autoritaria de EU QUERO POSSO E MANDO. Não gostam? Azar… não usem não queremos saber…
Mas é giro qd apanham alguem igual a frente já fazem birrinha e choram mt
Isto começa e acaba numa coisa… A Google é uma empresa, como todas as empresas devia ter respeitado as leis dos pais onde funciona. Se não concordava com elas não devia ter ido para lá. Eles não tiveram nenhuma promessa que a situação lá ia mudar.
Foram porque quiseram e depois como não conseguiam roubar mercado ao Baidu fizeram birra e meteram-se na politica. É ridiculo uma empresa tão grande como a Google ter atitudes infantis como esta.
Como ficou provado a China não está viciada nem dependente da Google… o mesmo não se poderá dizer da Europa… e agora? Quem é que está livre e quem é que está dependente?
A Google não é superior às outras empresas… se as outras respeitaram as leis da China a Google devia ter feito isso e nada mais.
Mas pronto lá está… a Google tem a mania que manda… e pelos vistos sim… a China está LIVRE e INDEPENDENTE da Google… o mesmo não se pode dizer da Europa e America do Norte.
Queria ver a Europa e os USA sem google, gmail, youtube durante uma semana…
Inda dizem que eles é que estão presos e sem liberdade? Tá bem tá…
E espero que não… mas se alguma vez tiverem problemas com a google… Boa sorte talvez consigam uma resposta generica passado umas duas semanas.
Já ouvi essa missa do “queria ver as pessoas sem… durante..” Já todos nos conhecemos essa musica, e sabemos bem q se n há as pessoas adaptam-se, alias o ser humano é capaz de ser o animal que mais facilmente se molda ao meio em que vive, como tal, se n houve-se google havia outro, se n houvesse yt havia outro, se n houvesse msn havia outro, ou tlm’s ou internet o ser humano seja nos, nos EUA seja na Europa iria adaptar-se como sp fez ao longo dos séculos, serio n menosprezem a capacidade de adaptação do ser humano.
Dp com o “há e tal mas isto e aquilo vem da china, achas q conseguias viver sem isso?”
Jovens sejamos realistas, a comida e bebida arranjamos no nosso próprio pais, o resto a facultativo, ok ok iria ser uma vida c menos conforto, mas estejam descansados que os homens n iriam morrer por n ter isto ou aquilo.
Primeiro foi a Grande Muralha agora é a grande Firewall.
Enfim aquilo nem ata nem desata, até nós por cá nos havemos de nos fartar com o seu mercado, gato por lebre.
lol o Google a lutar contra a censura quando eles próprios também a fazem… é mesmo ridículo
é mais que sabido que a Google se aliou à NSA (National Security Agency) e agora é, portanto, mais um “braço” do governo americano. Depois de as relações entre os EUA e a China terem aquecido ultimamente em nada me surpreende esta acção por parte do Google.
Pois claro… a China é muito má mas pode organizar jogos olímpicos, censurar é que não… Austrália, Nova Zelândia, EUA entre outros também têm vindo a censurar (proibir acesso) e até mesmo fechar diversos sites como por exemplo o infowars.com, prisonplanet.tv/com, wikileaks.org (não é minha intenção fazer qualquer publicidade a estes sites) entre outros.
E isto tudo começou por causa de uns pseudo-ataques por parte de cidadãos alegadamente chineses mas agora o problema é a censura… dá para rir.
E isto tudo de uma empresa que pretende criar uma nova internet onde será necessária uma licença de utilização… por falar em censura.
Já dá para tudo.
Informação é liberdade
Que medo é esse da china em querer proibir as buscas da população?
O que eles escondem a sete chaves?
Cadê a liberdade?
O Google está mostrando a todo o mundo que o que milhares de pessoas queriam fazer, “gritar” por liberdade. Ou vocês acham que toda a população gosta de viver na base da censura?