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Google: anúncios de criptomoedas serão banidos a partir de junho

A Google anunciou que irá seguir os passos da Facebook e banir todos os anúncios relacionados com criptomoedas da sua plataforma a partir de junho deste ano.

Assim, a gigante de Silicon Valley irá proibir a publicidade de criptomoedas e todo o conteúdo relacionado com esta tecnologia. Esta nova medida inclui ofertas iniciais de moedas virtuais, exchanges de criptomoedas, carteiras virtuais e até aconselhamento no que toca a investimentos.


Desafio: Acabar com má propaganda

A Google e a Facebook controlam cerca de 60% do mercado de anúncios online e, à medida que se tornam cada vez mais influentes, aumenta também a responsabilidade que lhes é atribuída.

Esta decisão da Google, no que toca a banir os anúncios de criptomoedas da plataforma, vem refletir a pressão a que a gigante tecnológica está sujeita para tentar acabar com esquemas fraudulentos na Internet, propaganda política e notícias falsas.

No caso das criptomoedas, isto não significa que, necessariamente, sejam esquemas fraudulentos. No entanto, reguladores norte-americanos têm vindo a avisar que existe um risco elevado de fraudes no mercado das criptomoedas. Uma análise recente indicou que 59% novas criptomoedas criadas em 2017 já estão falhar e a causar grande prejuízo aos investidores. Sem dúvida, isto deve ser um alerta para muitas das pessoas que pensam investir grandes quantias quando o valor das moedas virtuais ainda está baixo.

Google: Criar um ambiente seguro

De acordo com a prórpria Google, só em 2017 foram eliminados cerca de 3,2 mil milhões de anúncios que não respeitavam as políticas da empresa. Este valor mostrou-se muito superior ao que foi registado no ano anterior. Face a 2016 houve um aumento de quase 50% no número de anúncios que foram removidos pela empresa.

Não temos uma bola de cristal de modo a saber para onde é que caminha o futuro das moedas virtuais, mas já vimos situações suficientes em que os nossos utilizadores saíram, ou podiam ter saído, prejudicados. Por isso, esta é uma área que com a qual queremos lidar de forma cuidadosa.

| Scott Spencer, Diretor de Anúncios Sustentáveis da Google

Cerca de 84% da receita da Alphabet, empresa a que pertence a Google, vem dos anúncios. Portanto, convencer os anunciantes que o seu ecossistema é seguro trata-se de algo extremamente importante.


Conclusão

Muitas pessoas envolvidas com criptomoedas poderão argumentar que os anúncios espalhados pela web foram extremamente importantes para que a Bitcoin e outras criptomoedas se tornassem conhecidas e o seu valor subisse.

Mas estes anúncios também são um perigo muito grande para aquela parte do público que não se encontra bem informado, nem sabe muito bem como é que o Mundo das moedas virtuais funciona.

Muitos entusiastas das moedas virtuais olharam de forma positiva para a decisão da Google, no entanto, ainda restam dúvidas se tal poderá ajudar a criar uma indústria legitima ao redor das criptomoedas.


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