A utilização dos sistemas operativos e das aplicações que compõem o seu ecossistema está sujeita a problemas de segurança que devem ser levados em conta.
São várias as situações conhecidas de propagação de malware e de vírus nestes sistemas e que levam a que os utilizadores sejam vítimas de ataques, muitas vezes sem que disso se apercebam.
O Gazon é o mais recente malware que está a assolar o mundo do Android, sendo este malware uma praga que se propaga de forma muito discreta, enganando os utilizadores e prometendo falsas ofertas.
O Gazon foi descoberto recentemente pela AdaptiveMobile e pode muito bem ser o mais bem sucedido malware que surgiu nos últimos tempos no mundo dos dispositivos móveis.
A sua disseminação tem sido fulgurante e em pouco tempo espalhou-se por milhares de dispositivos. Só nas principais 4 operadores de telecomunicações norte americanas o Gazon infectou já mais de 4 mil dispositivos, não ficando por este local e tendo sido já detectado em vários outros países.
Este malware tem duas formas distintas de actuar, sendo a primeira dedicada à sua propagação e a segunda dedicada a angariar dinheiro para o seu criador.
A forma usada para disseminação recorre a alguma engenharia social e faz-se através do envio de mensagens SMS por parte do utilizador infectado.
A mensagem recebida contem um link de acesso a uma aplicação que promete aos utilizadores descontos na loja da Amazon em troco da instalação de algumas aplicações.
Ao instalar a dita aplicação os utilizadores necessitam de percorrer alguns sites e clicar em algumas publicidades, conseguindo assim dar dinheiro a ganhar ao criador do Gazon.
Durante todo este processo de navegação e de cliques em sites o processo de disseminação do Gazon tem início, com o envio de um SMS para todos os contactos do utilizador, mais uma vez com a mensagem que recebeu inicialmente e que promete os ditos descontos na Amazon.
Este é apenas mais um esquema e um malware que está a afectar o bom funcionamento do ecossistema Android e que demonstra algumas das suas fragilidades.
Recorre em parte à inocência dos utilizadores e os seus estragos são para já reduzidos, limitando-se a “roubar” os SMS que envia sem autorização e para se propagar e a dar dinheiro a ganhar ao seu criador, através da publicidade que apresenta.
Mesmo sendo limitado no seu grau de destruição ou de furto, não deixa de mostrar a forma simples como milhares de utilizadores do Android ficam vulneráveis e sujeitos a problemas.
Caso receba uma dessas mensagens, a prometer cartões de oferta da Amazon, pense duas vezes não aceda ao link incluído. Se tomar este simples passo ficará protegido e longe de problemas.