Pplware

Gamers em segurança? Skype passa a esconder endereço IP

O Skype é provavelmente uma das plataformas de comunicação mais usadas em todo o mundo. Apesar de actualmente ter grandes rivais, como é o caso do Facebook Messenger, que segundo dados recentes conta com 800 milhões de utilizadores mensais, esta plataforma tem vindo a evoluir tanto ao nível das funcionalidades como em termos de segurança.

Recentemente a Microsoft revelou que vai passar a esconder os endereços IP dos utilizadores para que não existam ataques de trolls.

A sério… esconder o IP… para quê?

A medida agora tomada pela Microsoft parece ser banal, mas faz todo o sentido tendo em conta o mundo do gaming. Segundo refere a PCworld, os gamers são um segmento bastante significativo no que se refere à utilização do Skype. Isto quer dizer que um simples ataque pode fazer com que um jogador perca um “combate / partida”.

Nesse sentido o Skype vai passar a esconder o endereço IP do utilizador e assim tentar que os ataques de negação de serviço comecem a desaparecer dentro da plataforma.

Este problema da descoberta de endereços de IP para quem usa o Skype já é conhecido há vários anos. Apesar de alguns alertas em 2010, foi apenas em 2012 que este assunto começou a ganhar força perante os utilizadores. Agora, passados cinco anos, a Microsoft decidiu finalmente implementar um mecanismo que permite esconder tal informação.

Para obter a última versão do Skype basta ir a Ajuda >  Verificar se há actualizações.

Exit mobile version