Rui Pinto conheceu hoje a decisão do Tribunal que decidiu que será julgado por 93 crimes dos 147 de que estava acusado.
O hacker ficou conhecido por ter criado o Football Leaks, plataforma que expôs e denunciou centenas de casos no Mundo do futebol.
Detido em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, Rui Pinto ficou hoje a conhecer por quantos crimes será julgado.
A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, Cláudia Pina, decidiu que o hacker deverá ser julgado de 93 crimes. Como estava acusado de 147 crimes, o Tribunal deixa cair, assim, 54 acusações.
Na leitura da decisão instrutória, o hacker foi pronunciado por 6 crimes de acesso ilegítimo, 1 crime de sabotagem informática, 17 de violação de correspondência, 68 crimes de acesso indevido e 1 de extorsão, na forma tentada.
Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público, em setembro de 2019, dos crimes por acesso ilegítimo, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.
Em suma, a acusação defendia que o hacker havia enriquecido os seus conhecimentos técnicos e de equipamentos que lhe permitiram, sem autorização, aceder a sistemas informáticos e a caixas de correio de terceiros.
O criador do Football Leaks usava a plataforma, com a finalidade de expor e denunciar várias situações suspeitas do futebol.
De salientar que a juíza considerou que o Tribunal português tem competência para julgar o caso. Afirma ainda que concorda com o arguido, no sentido em que a violação de correspondência de quem não apresentou queixa não conta como crime.
Leia também: