A Bitcoin e restantes criptomoedas começam a cimentar a sua presença nos mercados financeiros. Segundo o CEO da exchange Luno, apenas uma pequena parte do fluxo de Bitcoin é usado para real uso como moeda… Ao passo que 90% é usado para especulação, vulgo trading.
Será que esta realidade não vai contra os princípios de Satoshi Nakamoto, aquando da criação da criptomoeda há mais de dez anos? Que futuro tem a Bitcoin?
Em entrevista à CNBC, Marcus Swanepoel, CEO da exchange Luno, deu a conhecer que a vasta porção do fluxo de Bitcoin é feito para especulação, enquanto uma pequena minoria é usado de facto para transações e pagamentos.
Roughly about 90% I would put into the category of investments slash speculations, so it could be people who have a long term view on it, people who like to trade it and about 10% would be transactions.
| Marcus Swanepoel, CEO da exchange Luno
Para além disso, o executivo compreende que a adoção às criptomoedas esteja a ser feita de forma muito lenta. O alto risco aliado à falta de conhecimento tornam estes ativos pouco atrativos para investidores. Contudo, essa alta volatilidade pode significar que pequenos investimentos venham a registar lucros elevados no futuro.
Relativamente à Libra, criptomoeda do Facebook, Swanepoel afirmou que poderá alterar completamente as regras do jogo devido ao consórcio de empresas envolvidas que conseguirão tornar a divisa digital atrativa para adoção desde o seu lançamento.
Esta realidade da Bitcoin vai contra os princípios de Satoshi Nakamoto
Quando Satoshi Nakamoto apresentou a Bitcoin em 2008, descreveu-a como uma divisa digital P2P, com especial foco nas transações e pagamentos, como as moedas correntes que usamos diariamente. O objetivo era ser uma criptomoeda descentralizada, num sistema que não demonstrasse inflação e que fizesse frente aos sistemas da atualidade baseados em grandes entidades como os bancos centrais.
A verdade é que a realidade atual acaba por ir contra os princípios do criador, sendo que a criptomoeda mais famosa do mundo é assim usada sobretudo para trading e especulação.
Deste modo, que futuro tem a Bitcoin? Poderá um dia vir a ser uma verdadeira moeda usada para pagamentos ou estará condenada a ser um ativo financeiro alvo de especulação e restrita a investidores? Deixe a sua opinião nos comentários!