Firefox prepara nova página de abertura
Os novos padrões que o browser da Google veio colocar no mercado elevaram a fasquia para valores muito elevados. A adesão que conseguiu veio mostrar que as novidades que apresentaram eram do agrado dos utilizadores e que por isso seria esse o caminho a seguir.
Alguns dos concorrentes resolveram adoptar algumas das alterações que o Chrome introduziu e renderam-se por exemplo aos ciclos de desenvolvimento e a outras particularidades. A mais recente adesão veio dos lados da Mozilla, que propõe agora uma página de entrada muito ao estilo da que o Chrome disponibiliza.
A Mozilla tem sido a empresa que mais tem seguido as inovações que a Google tem implementado no seu browser. Esta atitude por parte da Mozilla tem permitido manter os seus fiéis seguidores, ao disponibilizar no Firefox o que de mais recente tem surgido.
A página de entrada do brower, que até agora se limitava a ser uma página em branco pode em breve ter uma nova imagem, onde vão ser apresentados os sites que mais têm sido visitados.
Para já esta novidade está apenas disponível na versão Nightly do Firefox e tem de ser activada através da mudança de um parâmetro de configuração do browser.
Para já uma função que ainda não funciona de forma perfeita, mas permite ver o caminho que vai ser seguido pela Mozilla. É claro que o propósito destas versões é este mesmo, introduzir as alterações para serem testadas e melhoradas com base no feedback que vai sendo dado pelos utilizadores.
Depois de activarem a nova funcionalidade devem dar algum tempo ao Firefox para que recolha as vossas preferências de navegação e vos apresente os resultados nessa página.
Para activarem esta funcionalidade devem seguir os passos que vamos apresentar abaixo. Em primeiro lugar devem ter instalada e funcional a versão mais recente do Nightly do Firefox. Lembramos que esta versão, bem como as que se seguem na estrutura de desenvolvimento, Aurora e Beta, são propensas a problemas e falhas, por serem versões de testes.
Para acederem às configurações do Firefox devem escrever o endereço about:config na barra de endereço. Devem concordar com a famosa mensagem que vos é apresentada e colocar na caixa de pesquisa a palavra newtab.
O resultado dessa pesquisa deve devolver-vos duas chaves, browser.newtab.url e browser.newtabpage.enabled. Caso estas não existam devem ser criadas com os seguintes valores:
- browser.newtabpage.enabled - Tipo: boolean - Valor: true
- browser.newtab.url - Tipo: string - Valor: about:newtab
Caso as chaves existam, devem alterar os valores para os indicados acima. No final do processo devem fechar todas as janelas do Firefox e voltar a abri-lo.
Quando criarem um novo separador devem agora notar que deixam de ter uma página em branco e passam a ter aí apresentadas as páginas que mais vezes visitaram nos últimos tempos.
Existe ainda a possibilidade de esconderem esta página ou de a recarregar. Os botões para estas funções estão disponibilizados no canto superior direito desta.
Notem que esta é ainda uma versão muito preliminar do que vai ser esta página e que por isso nem todas as páginas vão ter associada uma imagem.
Esta novidade deve ser introduzida quando a versão Aurora atingir a versão 12 e apenas quando esta versão atingir o estágio final será disponibilizada para os utilizadores da versão estável do Firefox.
Fica no entanto apresentado qual o caminho que a Mozilla vai seguir no desenvolvimento do seu browser e quais são as funcionalidades que podem ser esperadas no Firefox.
Download: Firefox Nightly
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
É impressão minha ou o Firefox está a ficar cada vez mais parecido com o Opera?
Nem mais…
Acho que as chaves têm os valores trocados.
Estavam sim sr, mas já foram trocadas e corrigidas.
Sou utilizador do Firefox mas cada versão que sai parece que fica com mais bugs.
Em vez de inovar está a seguir as pisadas do chrome, é triste ver o firefox assim
deveras!
Acabou de “sair” Firefox 10 🙂
http://www.mozilla.org/en-US/firefox/new/
Firefox… Google… No final de contas acabam todos por ir buscar maior parte das ideias ao Opera!
Nem mais! Quanto mais uso o Opera, mais convencido fico.
Nem mais, o Opera cria os outros copiam.
Felizmente alguns desses outros também juntam melhorias, pequenas mas sempre são melhorias.
não tinha a certeza mas tiraste-me as duvidas o opera foi o pioneiro nao foi?
no ubuntu nao quero outro browser.
Pena é que o Opera não tenha suporte para pkcs#11, p.e., cartão do cidadão…
Sou advogado e acho que já utilizei a assinatura digital da OA no opera…
O certificado da OA está em software, pfx ou pkcs#12. O problema está na falta de suporte para certificados em smartcard ou tokens usb, p.e., cartão do cidadão, certificado digital qualificado da DigitalSign ou da Multicert, …
O mal do opera são alguns bugs que se encontram e o fraco suporte de algumas páginas. Aliado a ser mais lento que o chrome a nivel de abertura de páginas e de arranque torna o Opera menos apelativo. Eu uso o Opera ainda mas estou mais virado para o Chrome. Sinto falta do Opera? sinto, mas o Chrome tem outras vantagens que o Opera ainda precisa de algum tempo até as ter.
Acho que se o Opera tivesse mais suporte e compatibilidade de páginas, aliado com um bocadinho mais de rapidez e era o melhor browser. ainda assim, continuo a gostar imenso dele.
Em vez de seguir o Opera/Chrome, deviam tentar inovar, o ideal era uma página inicial no estilo do iGoogle, mas no próprio browser, ou seja, possibilidade de widgets, feeds RSS, email, etc.
Os browsers estão a ficar todos iguais. Sou utilizador de longa data do Firefox mas é o que constato. Só espero que não se lembrem de fundir a barra de pesquisas e de endereços numa só como o faz o Chrome e o IE9. É que detesto isso ( sim, sou uma minoria.)
Eles nem precisam de fazer isso. Se adicionares keywords aos motores de busca (algo que já deviam vir definidos de origem, como no Opera), podes remover a caixa de pesquisa e usar só a barra de endereço para tudo. O mesmo no Opera. E claro, só o fazes se quiseres, é por isso que mantiveram a caixa de pesquisa presente, tanto o Firefox como o Opera.
Espectáculo!!!
Já saiu o firefox 10 e nem tinha reparado. :p
discordo com muitos comentários…o melhor do firefox é os seus plugins e addons..e um que sempre usei, ainda antes de existir o browser da google é o “speed dial” que dá o aspecto de entrada que se estão a referir…muito bom!
+1
Também é das primeiras extensões que instalo!!!
Mas antes de haver essas extensões havia o Opera, já com essa função, e tenho ideia ter sido esse o browser a trazer esta novidade.
O Opera introduziu o Speed Dial na beta da versão 9.20, lançada a 28 de Março de 2007. A versão 9.20 final foi lançada uns dias mais tarde, a 11 de Abril de 2007. 😉
Eu uso o Fast Dial que considero o melhor de todos os deste género.
Não sei porque é que dizem que se parece com X ou Y. Se formos ver bem todos os browsers são parecidos, há pequenas diferenças entre eles mas todos têm elementos comuns. E todos foram (e vão) buscar ideias a todos os outros. É normal.
É aí que eu acho estranho não andarem com patentes… ah espera, o safari nunca trás nada de novo que possa ser copiado.
Mas se criasse.. aposto que patentiava! lol
todos se parecem com o mosaic.
😀
ainda bem que eu uso o Netscape xD
@Filipe
“É aí que eu acho estranho não andarem com patentes… ah espera, o safari nunca trás nada de novo que possa ser copiado.”
Não existem patentes de software na europa.
boa! 😀
São todos parecidos não é? Todos abrem páginas na internet!
No final de contas, tens razão! Embora com poucas diferenças entre cada browser, e cada vez com menos, devido ao maior trabalho em fazer cumprir os standards da web.
Digamos que esta novidade no Firefox é semelhante ao que existe no IE8/9/10, Chrome e Safari. Não se compara ao Speed Dial do Opera, que é muito mais versátil e personalizável.
A novidade no Firefox peca por tardia. O Opera já tem essa funcionalidade há imenso tempo, e é muito útil.
Instalei esta cena mas como esta em ingles nao gostei e apaguei..instalei o firefox 10 mas aquele separador que vem associado das noticias já nao aparece alguem me pode dizer como fazer para ele aparecer novamente?
A questão é, há tantos browsers e as pessoas têm tendência a utilizar o mais prático e atraente, e têm-se provado que esse tipo facilidades são cada vez mais utilizados, portanto , das duas uma, ou os browsers têm isso incluido, ou são colocados de lado porque há outros melhores aparentemente já com isso incluido. é só isso.
Não se trata de ficar parecido ou não, se ficar parecido, é sinal que está a optar pela via que mais é escolhida pelas pessoas.
é como qualquer outra coisa, não se trata de cópia, trata-se de não perder para com a concorrência fornecendo os mesmos serviços… E acho muito bem, porque isso faz-se em todos os produtos. Inovação já é difícil. Agora é uma questão de gostos.