Escrevi no inicio deste mês, após o lançamento da nova versão do Android, o suposto aparecimento no video de apresentação um homem a segurar o presumível novo Nexus.
Depois deste aparecimento acidental ou não, tem-se intensificado o aparecimento de vários dados do novo topo e gama da gigante das pesquisas, por erro das várias entidades envolvidas ou não, já se sabe quase tudo sobre o novo equipamento da Google.
Há menos de uma semana, a FCC (Federal Communications Commission), disponibilizou, em imagens, toda a carcaça e algumas peças internas do modelo LG (LG D820), modelo base que deu origem ao LG D821 que será o usado para fabricar o novo Nexus.
O registo na base de dados da FCC apontam para que este equipamento tenha dado entrada durante o mês de Agosto, muito conveniente para depois do seu suposto aparecimento no video de apresentação da nova versão do Android.
Devem-se lembrar que no inicio deste ano, precisamente em Março, num suposto evento da LG, apareceu uma imagem onde mostrava o Nexus 5. No inicio, a imagem foi dada como sendo falsa, a própria LG e Google confirmaram que era falsa, mas será que era realmente falsa?
Apesar de mostrar a dizer Nexus 5, poderia ser falsa, se não fosse o facto do equipamento mostrado na imagem ser bastante semelhante a um dos primeiros protótipos e semelhanças à carcaça final do novo topo de gama da Google.
Como poderão constatar nos links em baixo, as imagens apresentadas pela FCC / LG, são praticamente iguais ao equipamento que apareceu no video de apresentação da nova versão do Android, tendo também algumas semelhanças ao pressuposto primeiro prototipo, apesar de este ser bastante mais parecido com o Nexus 4, daí talvez o porquê que em
Num outro documento datado de 5 de Agosto de 2013, também proveniente da FCC, dá a conhecer uma boa parte das especificações deste modelo. Na secção 5.2, dá a informação do numero de compilação, aosp_hammerhead-userdebugKeyLimePieFACTORYeng.sangjoon84.lee.20130618.015154.
Inicialmente o Android 4.4 era para se chamar Key Lime Pie, tal como já tínhamos referido anteriormente, aqui e aqui, no entanto a Google achou mais interessante para o marketing, mudar o nome para KitKat.
Para além do número de compilação, existe a informação de que todos procuravam, qual seria o processador do novo Nexus.
Se for o mesmo hardware que está presente no modelo base (LG D820) que deu entrada na FCC, será um Qualcomm M8974A, isto é, um dos últimos modelos do Snapdragon 800.
Já não é de agora que se sabe que a Google tem intenções de concorrer directamente contra a Samsung de forma a conquistar parte do mercado que a gigante Sul-Coreana detém, talvez seja o Nexus 5 que venha começar esse caminho.
O Qualcomm Snapdragon 800 é, até ao momento, um dos melhores SoCs ARM, talvez seja superado pelo Nvidia Tegra 4 devido ao seu poderoso GPU. Com Snapdragon 800 estão no mercado / estão para entrar o LG G2, Xiaomi Mi3, Sony Xperia Z1, Sony Xperia Z Ultra, Acer Liquid S2, Samsung Galaxy S4 LTE-A e o Samsung Galaxy Note 3 LTE. O Xiaomi Mi3 é o único até agora a incorporar o ultimo modelo deste SoC, o mesmo que parece que virá no Nexus 5.
Especificações do Snapdragon 800 (M8974A)
CPU: Quad Core Cortex-A15 Krait 400 até 2.3Ghz
GPU: Adreno 330 com capacidade para gravação e reprodução em 4K a uma frequência de 550Mhz
RAM: 32bits Dual Channel LPDDR3 a 933Mhz (14.9GB/s)
DSP (Digital Signal Processor): Hexagon QDSP6V5A a uma frequência de 600 MHz
GPS: IZAT Gen8B
Conectividade: LTE / LTE-A, WiFi 802.11 b/g/n/ac nas frequências 2.4 e 5 Ghz e BT 4.0
A capacidade da bateria é que tem vindo a causar imensas duvidas, pelo que os documentos da FCC nos dizem, é que o equipamento vem com uma bateria standard de 2300 mAh.
Bem o facto de ser uma bateria standard quer dizer que a mesma pode ser alterada, normalmente os protótipos nunca têm totalmente o hardware final. Mas nos últimos dias a possibilidade do Nexus 5 vir com uma bateria desta capacidade ou até mesmo de menor capacidade tem ganho força.
Ao ser verdade, o equipamento precisará vir altamente optimizado para baixo consumo, tanto o hardware como o sistema.
A dúvida reside é como é que as optimizações serão feitas. Perante as especificações supostas do novo Nexus, será, com certeza, um trabalho muito árduo conseguir tal proeza, mas se assim for, será definitivamente o maior avanço do Android e possivelmente de todos os sistemas operativos móveis neste aspecto.
O novo Nexus não trará suporte para 64bits pela questão de ainda não haver hardware e também porque ainda não existe grande necessidade para isso, no entanto o Android tem suporte para 64bits. Dada à sua natureza do uso do kernel Linux, tem, desde praticamente que apareceu, suporte para 64bits, no entanto, esta característica passou despercebida, até há poucos dias quando a AnandTech fez uma matéria sobre o enorme contributo que a Google e a Samsung têm feito na comunidade Linux e no Open Source.
Especificações supostas do Nexus 5
CPU: Qualcomm Snapdragon 800
GPU: Adreno 330
RAM: 2 / 3GB
Ecrã: 4.96″ Full HD (1920 x 1080 pixeis)
Sistema: Android 4.4
Armazenamento: 16 e 32GB
Conectividade: LTE, Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11 (b/g/n/ac), NFC, GPS e Qi (carregamento sem fios)
No registo dos testes, é mostrado praticamente todo o hardware que referi em cima. O equipamento ainda é conhecido internamente como Hammerhead. Novamente é reforçado a inclusão do Snapdragon 800, o seu GPU Adreno 330 e ecrã Full HD.
Podem consultar na seguinte hiperligação o relatório do teste no GFX Benchmark, aqui.
Apesar da data ainda não estar confirmada pela Google, o Nexus 5 será lançado durante o mês de Outubro, possivelmente no dia 14.
Se isto ainda não chega para o convencer, talvez a seguinte imagem e vídeos disponibilizados pelo site 9to5Google o façam.
Podem consultar aqui todas as imagens do Nexus 5 disponibilizadas pela FCC: Internas | Externas.