95% das caixas ATM no mundo usam Windows XP
Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido. E as caixas ATM, qual será o sistema operativo que substituirá o Windows XP?
Apesar dos sistemas com Windows XP não deixarem de funcionar, a verdade é que estes podem ser explorados e a correcção para tal vulnerabilidade pode tardar em ser desenvolvida. As caixas ATM – Automated Teller Machine (vulgo multibanco) começaram a ser implementadas há cerca de 40 anos em todo o mundo e na altura eram consideradas “tecnologia avançada”. Hoje em dia a rede de multibanco é uma das mais sofisticadas.
Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a instalar este tipo de equipamentos. O funcionamento do Multibanco em Portugal teve apenas início em Setembro de 1985, com a instalação de apenas 12 terminais nas duas principais cidades do país (Lisboa e Porto). O sucesso deste serviço foi enorme, existindo hoje milhares dessas caixas por todo o país (mais de 13.000 terminais (ver aqui o número de terminais por distrito) — a maior densidade de caixas automáticas por habitante em toda a Europa).
Muitas destas caixas de multibanco têm como sistema operativo o “velhinho” Windows XP e, com a falta de suporte da Microsoft, enfrentam agora um problema que passará certamente para a migração para o Windows 7. De referir que algumas dessas caixas usam o Windows XP Embedded que terá suporte até 2016, segundo informações da Microsoft.
A menos de 3 meses do fim do suporte, não há ainda informações de que as máquinas de multibanco em Portugal estejam já a ser migradas para outro sistema operativo. De referir que a taxa de infecção de malware no Windows XP é seis vezes superior à estimada para o Windows 8. Entretanto a Microsoft já veio anunciar que ao nível empresarial, o suporte de assinatura para o antimalware será garantido até 14 Julho de 2015 – Saber mais aqui (Não sabemos se este suporte estará também disponível para as máquina da rede ATM).
E em Portugal?
Contudo, a SIBS, garante que a rede Multibanco é segura e que o fim do suporte ao Windows XP no próximo mês de Abril não representará qualquer perigo. Em vários esclarecimentos à comunicação social, a SIBS esclareceu que “o fim do suporte técnico ao Windows XP não terá qualquer impacto na rede de ATM Multibanco, nem põe em causa a sua segurança”.
Segundo a empresa isto acontece dado que os cenários de utilização dos computadores domésticos e dos terminais de Multibanco são, naturalmente, diferentes. Por outro lado, diz a SIBS, “o sistema operativo é simplificado, a rede MULTIBANCO é fechada e a comunicação encriptada”.
Caso não haja actualização do sistema, continuarão a confiar nas máquinas de multibanco a partir do dia 8 de Abril de 2014?