Pplware

Falha no sistema elétrico no Kosovo atrasa relógios em Portugal

Sabia que há uma sincronização na rede elétrica que abrange 36 países? Provavelmente não faz ideia disso mas na realidade Portugal está nesse grupo.

Isto poderá não ser relevante se tudo estiver normal e não houver qualquer perturbação do funcionamento desta rede sincronizada, contudo, a tensão política entre a Sérvia e o Kosovo está a criar um problema elétrico nesse país e isso está a ter implicações nos relógios em 25 países, incluindo Portugal.


Segundo informação veiculada pelo Público, uma falha da rede elétrica no Kosovo está a criar perturbações na distribuição de energia em 25 países. Esse problema leva, entre outras coisas, a que os relógios ligados à eletricidade estejam a sofrer atrasos desde Janeiro.

Nunca deu conta que o seu microondas, o forno ou o despertador está 6 minutos atrasado?

Existe realmente esse problema, quem o confirma é a ENTSO-E (European Network of Transmission System Operators). Este organismo representa os gestores de transmissão de eletricidade de 36 países. Um pequeno desvio na frequência elétrica está a afectar a rede “de Espanha à Turquia e da Polónia à Holanda”, como informa em comunicado a ENTSO-E, sendo que Portugal é um dos países incluídos.

 

Mas de que se trata esta rede sincronizada?

Estamos a falar de uma ampla rede de abastecimento elétrico que cobre diferentes países ou regiões e que opera através de uma frequência sincronizada. Na Europa Continental, a frequência funciona sincronizada nos 50 Hz (como pode ver numa qualquer descrição de um eletrodoméstico ou de uma tomada que vá comprar).

Na maioria dos países da América, inclusive Brasil e EUA, a frequência da rede elétrica é de 60 Hz. Na Europa, inclusive em Portugal, é usada a frequência de 50 Hz. Contudo, desde Janeiro que a média tem sido ligeiramente inferior, situando-se nos 49.996 Hz, o suficiente para que exista um efeito nos relógios guiados tendo como base a corrente alternada, em vez do oscilador de cristal de quartzo.

 

Então como é que esta frequência afeta os relógios?

Alguns relógios digitais funcionam com base na frequência do sistema elétrico e por isso atrasam-se quando a frequência diminui ou adiantam-se quando a frequência aumenta. A correção pode ser feita manualmente ou esperando que a frequência seja normalizada, o que pode demorar algumas semanas.

Vejamos esta imagem:

O circuito é formado basicamente por um contador, que é dividido em três blocos separados, para a contagem dos segundos, dos minutos e das horas. Nos modelos mais simples temos apenas dois blocos que se destinam à contagem dos minutos e das horas.

O contador de segundos é um contador até 60 em que temos dois dígitos: um deles está ligado a um contador até 10, e o outro a um contador até 6, de modo que no total tenhamos a contagem até 60. Quando a contagem chega aos 59, o pulso seguinte coloca o contador a zero, possibilitando o reinício da contagem e aparecendo assim no seu indicador o valor 00.

Perceba que na entrada deste circuito devem ser aplicados pulsos a uma razão de 1 por segundo.

Existem diversas formas de se obter um pulso por segundo para esses circuitos. O modo como isso é feito determina a precisão do relógio. Nos relógios alimentados pela rede de energia, podemos aproveitar sua frequência de 50 Hz.

 

O que se passa então no Kosovo?

O problema estará na produção elétrica insuficiente do Kosovo. Assim, há um problema político gerado a partir da insuficiente produção de energia. Agora, entre o Kosovo e a Sérvia, “a dúvida de quem irá compensar esta perda terá de ser respondida”, confessou à AFP a porta-voz da ENTSO-E, Claire Camus.

Uma vez que o Kosovo não conseguiu produzir energia suficiente, a Sérvia estava legalmente obrigada a intervir, para que não houvesse uma variação na frequência. No entanto, devido à tensão política entre os dois países — que se prolonga desde a independência do Kosovo em 2008, que a Sérvia recusa reconhecer — a ajuda não foi garantida, explica a BBC.

Espera-se que as entidades envolvidas cheguem a um acordo, visto que são divisões políticas que têm impacto direto no funcionamento do sistema elétrico.

Exit mobile version