Pplware

Fake news: Facebook apaga milhares de contas de notícias falsas

As redes sociais estão debaixo de fogo, principalmente o Facebook que tem sido palco de alguns cenários de imagens horríveis e notícias de cariz insultuosos e difamatório. Agora o ataque é às Fake news (notícias falsas)

Assim, os responsáveis no Reino Unido pela da rede social Facebook apagaram dezenas de milhares de contas de utilizadores.


O Facebook desde as eleições de Trump que tem sido alvo de acusações sobre manipulação de informações, causando danos no que toca á informação que chega a quem está integrado nesta rede. Há mesmo quem aponte o Facebook como o responsável pelas manipulações de intenção de voto nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Agora, a um mês das eleições legislativas britânicas, que se irão realizar a 8 de junho, o Facebook atacou dezenas de milhares de contas no âmbito de uma campanha contra as notícias falsas divulgadas online.

As chamadas “fake news” ou notícias falsas são uma praga que está a danificar a credibilidade da informação nesta gigante rede social. A empresa gigante norte-americana publicou na imprensa britânica um anúncio no qual dá conselhos sobre como detetar estas notícias falsas, podendo estas ser depois denunciadas.

Claro que esta poderá também ser uma reação à proposta dos deputados britânicos que querem que Facebook pague policiamento da Internet. Há de facto alguns problemas graves que o próprio Facebook tenta combater. O próprio Zuckerberg anunciou que vai contratar mais 3.000 funcionários para estarem atentos ao “lado negro’ desta plataforma.

 

Fake news – Dicas para combater as notícias falsas

Além de alguma cautela por parte de quem usa estas redes, há igualmente que ter atenção ao conteúdo. O anúncio lançado no reino Unido aconselha os leitores a serem “céticos quanto aos títulos” das notícias e pede-lhes para “observarem com atenção o URL” (o endereço de onde provém a notícia). Essas informações começaram a ser veiculadas nos tradicionais e fidedignos jornais de papel como o The Times, o The Guardian e o Daily Telegraph.

Como estar alerta para detetar uma notícia falsa:

Simon Milner, um dos diretores do Facebook para o Reino Unido, em entrevistas à agência AP, referiu que a plataforma quer ir “à raiz do problema” e que está a trabalhar com organizações externas – a Full Fact e a First Draft – para verificar factos e analisar conteúdos relacionados com as legislativas britânicas de 8 de junho.

O Facebook está a fazer tudo ao seu alcance para lidar com o problema das notícias falsas.

Referiu Milner.

 

The great British Brexit robbery: how our democracy was hijacked

Há já alguns analistas do fenómeno político e mediático que atribuem às notícias falsas alguma influência nos resultados do referendo britânico sobre a saída da UE (Brexit) e nas eleições presidenciais norte-americanas.

O Facebook irá castigar determinadas notícias, por forma a que estas desçam no ranking de popularidade, tentando assim que as pessoas não cheguem a ser influenciadas por informações falsas, erradas ou que comprometem a verdade dos factos. Aqui no Facebook, uma mentira partilhada milhares de vezes, assume o papel de verdade.

 

Leia também:

Notícias Falsas (Fake-News) e Algoritmos

Este novo tempo comunicacional é caracterizado pela destruição criativa da intermediação e filtragem, sendo estas substituídas por outras completamente novas, que para além dos defeitos e virtudes da intervenção humana tradicional, socorrem-se de meios de amplificação e manipulação automática, irreconhecíveis pelo grande público, e desconhecidos de uma boa parte dos profissionais de comunicação.

Exit mobile version