Quando a iniciativa filantrópica internet.org foi apresentada em 2013, tinha como missão juntar líderes da tecnologia, comunidades locais e não lucrativas para ligarem os dois terços do mundo que não têm acesso à Internet. Isto é, ligar todo o mundo à Internet. Mas, nessa altura e desde então, foram mais as dúvidas e as perguntas que as respostas, sobre como o Facebook, mais especificamente Mark Zuckerberg, iria conseguir levar Internet a áreas remotas do planeta.
Durante estes últimos anos, Zuckerberg mostrou parte do plano e como tencionava usar a tecnologia para o tornar numa realidade. Um dos projectos, era recorrer a drones para levar a Internet onde não havia, lembra-se? Agora a ideia é outra. O Facebook propõe levar a Internet a todo o mundo através de raios laser!
Há um ano atrás, o Facebook pretendia comprar drones da empresa Titan Aerospaces, uma empresa especializada em drones com uma avançada tecnologia de energia solar, o que permite aos drones manterem-se no ar por 5 anos, uma forma de garantir o acesso à Internet daqueles que se encontram nas zonas abaixo, mais isolados. Era uma forma que Zuckerberg idealizava levar Internet a milhões de pessoas ao redor do planeta.
Mas agora o Facebook apresentou um iniciativa muito interessante. A proposta agora é transportar Internet mas através de raios laser.
Na terça-feira passada, Zuckerberg fez uma sessão de perguntas e respostas no Facebook, onde apresentou alguns dos projectos que a rede estava a trabalhar no momento. Durante quase meia hora, o fundador do Facebook respondeu a todas as perguntas sobre os seus projectos no âmbito da Inteligência Artificial, Realidade Virtual e internet.org.
A surpresa apareceu quando foi abordado o tema internet.org, onde Zuckerberg recebeu muitas questões e dedicou bastante tempo a explicar que o seu laboratório de conectividade estava a trabalhar numa nova forma de transmissão de dados através da utilização de satélites de laser e drones. Esta iniciativa tem um foco importante e está debaixo da alçada do CEO do Facebook e ele resolveu hoje passar mais alguns detalhes na sua página do Facebook.
As part of our Internet.org efforts, we’re working on ways to use drones and satellites to connect the billion people…
Posted by Mark Zuckerberg on Quarta-feira, 1 de Julho de 2015
Com o recurso a estes lasers, que são imagens demonstrativas até porque os raios não são visíveis a olho nu, poderão ser cobertas mais áreas para levar o acesso de Internet de forma simples e gratuita, livre através do programa internet.org. Tais ligações seriam drasticamente mais rápidas e poderiam cobrir mais áreas a uma mais longa distância.
É apenas um projecto embrionário, mas quem sabe se, num futuro próximo, este projecto e esta tecnologia não poderão fornecer Internet a mais de mil milhões de pessoas no mundo.